ABRAFATI LANÇA CAMPANHA PELA QUALIDADE DA TINTA

A ABRAFATI (Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas) lançou a campanha Tinta de Qualidade. Dirigida aos consumidores de todo país, a iniciativa tem como objetivo dar conhecimento ao público da existência do Programa Setorial da Qualidade (PSQ) – Tintas Imobiliárias, que analisa as tintas com base nas especificações técnicas do setor, normatizadas pela ABNT, identificando as empresas que atuam em acordo e as que estão em não conformidade.

A entidade reunirá os esforços de conscientização e orientação ao público por meio dos canais digitais e terá como ferramenta central a plataforma www.tintadequalidade.com.br, onde será possível consultar de forma muito prática e rápida se uma empresa ou marca está qualificada ou não.

De acordo com Antônio Carlos Oliveira, presidente-executivo da ABRAFATI, a campanha dá poder ao consumidor, que agora dispõe de uma ferramenta que o ajuda a fazer escolhas seguras. “As pessoas precisam saber que existe um programa que verifica a qualidade das tintas no mercado brasileiro por meio de análise sistemática de produtos e que esse programa é a sua proteção, a sua garantia na hora da compra”, diz.

Ao escolher uma tinta listada como qualificada, o consumidor tem a certeza de estar levando um produto testado e aprovado em relação ao cumprimento de padrões mínimos exigidos pelas normas técnicas no que se refere a poder de cobertura, durabilidade e resistência. Também significa que a tinta é produzida com matérias-primas de qualidade e de acordo com processos adequados.

As tintas não conformes exigem mais demãos na hora de pintar, não têm a mesma durabilidade em relação às intempéries e resistência à limpeza que um produto qualificado da mesma categoria – levando o consumidor a obter um resultado pior e a gastar mais com aplicação e repintura.

Sobre o PSQ

Coordenado pela ABRAFATI, o Programa Setorial da Qualidade (PSQ) – Tintas Imobiliárias, integra o Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H), do Ministério das Cidades, que visa melhorar a qualidade e modernizar os produtos do setor da construção civil. O PBQP-H foi criado pelo governo a partir da premissa de que a não conformidade técnica de materiais e componentes da construção civil resulta em habitações e obras civis de baixa qualidade, afetando o cidadão, as empresas e o habitat urbano como um todo.

O PSQ – Tintas Imobiliárias atesta a qualidade das tintas no mercado brasileiro por meio de análise de produtos com base nas especificações técnicas do setor, normatizadas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). O programa tem como objetivo principal garantir que as tintas imobiliárias colocadas no mercado apresentem desempenho satisfatório e estejam em conformidade com as normas vigentes, oferecendo aos consumidores produtos com qualidade.

Desde a implantação do programa, em 2002, o panorama das tintas imobiliárias viveu uma grande transformação: naquela época, cerca de 50% do volume total vendido no Brasil atendia aos requisitos mínimos de qualidade, percentual que hoje está próximo de 90%.

Participam do PSQ – Tintas Imobiliárias 35 empresas, que contam com 48 unidades fabris localizadas em 14 Estados, nas cinco regiões do Brasil. Essas empresas representam aproximadamente 85% do volume total de tintas imobiliárias vendido nacionalmente e, juntamente com outras empresas que produzem dentro da conformidade, contribuem para que 9 em cada 10 litros de tinta produzidos no Brasil hoje cumpram os requisitos estabelecidos nas normas técnicas.

Sobre o processo de análise e qualificação

As auditorias do PSQ – Tintas Imobiliárias são realizadas pela Tesis (Engenharia e Gestão de Programas de Qualidade, Meio Ambiente e Inovação), uma empresa independente credenciada pela Coordenação Geral do PBQP-H e acreditada como entidade gestora técnica de programas setoriais de qualidade.

Todas as amostras são coletadas em unidades fabris e em revendas do varejo e avaliadas no laboratório institucional do Programa, localizado no SENAI Mario Amato (responsável pelos ensaios de desempenho), e na CEIMIC Análises Ambientais.

Com os resultados desses ensaios, são emitidos trimestralmente a lista de fabricantes qualificados (empresas participantes do programa que tenham um histórico positivo de análises e mantenham constante a conformidade de todas as marcas de tintas produzidas em todas as suas unidades fabris) e a relação de empresas e marcas que estão fora da conformidade (são aquelas que fabricam sistematicamente produtos que não atendem às especificações das normas técnicas), permitindo um retrato fiel e sempre atualizado do mercado. Essas informações podem ser encontradas no site oficial do PBQP-H e também no site www.tintadequalidade.com.br desenvolvido pela ABRAFATI.