ABRAFATI SHOW ANUNCIA NOVIDADES PARA 2025

ABRAFATI – Com recorde de espaço, expositores e visitação, a 18ª edição do Abrafati Show foi um sucesso. Durante três dias, fornecedores do mercado de tintas puderam apresentar as principais soluções e inovações do setor no mais relevante evento da indústria na América Latina, que volta aos pavilhões, agora, apenas em 2025. Isso porque, passada a pandemia e seus reflexos, é hora de retomar o formato original do encontro de negócios, que é bienal. Assim, a 19ª edição será daqui a dois anos, de 23 a 25 de setembro.

“O evento deste ano foi um sucesso. Isso ficou claro pelos corredores sempre cheios, pelos estandes com reuniões em andamento o tempo todo, pelo movimento e a qualidade das palestras no Congresso Internacional de Tintas, além, especialmente, da animação e entusiasmo de todos os participantes”, revelou Luiz Cornacchioni, presidente-executivo da Abrafati, a Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas.

Os números confirmam isso: o evento teve, no total, 248 expositores, sendo 135 nacionais e 113 internacionais, acomodados em mais de 20 mil m² de pavilhão. Recebeu, ainda, 1.250 congressistas e 11.987 visitantes, quase 10% a mais que em 2022, o que faz desta a maior edição de todos os tempos em área ocupada e visitação.

“Este ano marcou a volta dos expositores estrangeiros ao Abrafati Show, mostrando que este é um evento consolidado no calendário global e um local de encontro internacional sediado no Brasil. Os números de 2023 comprovam a força do setor e a importância de entregar um evento de alta qualidade para a Abrafati, que confia na NürnbergMesse Brasil para essa execução”, analisa João Paulo Picolo, CEO da organizadora do evento.

Bruno Bellini, Líder Comercial do Negócio de Solventes da Braskem, destaca a importância de empresas consolidadas no mercado estarem no evento. “Participar do Abrafati Show foi de extrema relevância para nós. Durante a feira, pudemos apresentar as nossas soluções e iniciativas focadas em qualidade, competitividade e sustentabilidade. Centenas de profissionais do Brasil e de fora do país estiveram em nosso estande”, declarou.

Sustentabilidade

 A edição mais sustentável de todos os tempos contou com ações para neutralizar a pegada de carbono e para o reaproveitamento de madeira certificada, credenciais feitas de material reciclável, redução de material impresso, coleta seletiva e gestão de resíduos, entre outras, que tiveram impacto positivo para o público geral e expositores.

“Os consumidores e as indústrias estão cada vez mais exigentes e conscientes sobre a necessidade de produtos que cumpram requisitos importantes de sustentabilidade e redução de impacto ao meio ambiente. Essa é uma oportunidade muito interessante para apresentar as soluções e inovações para a indústria. Além disso, mesmo com todas as incertezas globais, reforçamos nosso compromisso com o mercado através da produção local dos monômeros acrílicos”, relatou Pedro Blanco, diretor de Petroquímicos da BASF para América do Sul.

O Abrafati Show também ofereceu aos expositores a possibilidade de usar estandes 100% sustentáveis, feitos de materiais que podem ser reaproveitados em outras feiras. A novidade foi oferecida através de uma parceria da NürnbergMesse Brasil, organizadora da exposição, com a USET. A inclusão também foi pauta no pavilhão. A organização garantiu uma maior diversidade na contratação do staff para o evento em uma parceria com a Apae Brasil.

Negócios em alta

Embora seja difícil mensurar quanto o encontro movimentou em termos de negócios, já que muitas conversas iniciadas antes do evento se concretizam ali, assim como outras iniciadas no pavilhão só são consolidadas depois, a Rodada de Negócios do Abrafati Show exemplifica bem o sucesso dessa edição. O encontro colocou em contato 21 expositores e 66 compradores de diferentes áreas do setor de tintas. Em duas horas, 264 reuniões foram realizadas, movimentando quase R$ 18 milhões, o que supera os valores da edição passada.

Luiz Cornacchioni, da Abrafati, avalia que o Abrafati Show sai ainda mais fortalecido da 18ª edição, na qual temas prioritários para o setor estiveram em destaque, tanto nos estandes quanto nas palestras, envolvendo sempre a inovação, com ênfase especial em qualidade e conformidade de produtos, alto desempenho e sustentabilidade. “O evento reflete a pujança do setor de tintas brasileiro e a sua relevância no contexto global. Somos o quinto maior produtor do mundo e temos a terceira maior feira do setor. Os bons resultados e os comentários positivos que recebemos sobre a edição de 2023 nos enchem de orgulho e também aumentam nossa responsabilidade para a próxima edição”, completa.