ABRAMAT DIVULGA ÍNDICE DE MARÇO

ABRAMAT – A Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção divulgou a nova edição da pesquisa do Índice, com os dados projetados do faturamento e emprego no setor em março. O destaque da edição é o fechamento do primeiro trimestre com crescimento mínimo.

Com alta de 5,1% no faturamento frente a fevereiro e 2,9% em relação a março/18, o resultado expressivo observado no mês de março/19 é relativizado pelas quedas consecutivas do início do ano, mas garantiu um final de primeiro trimestre positivo. O índice indica crescimento acumulado no ano de 0,1%, ou seja, a soma dos altos e baixos observados no primeiro trimestre de 2019 resultou na manutenção da média de faturamento observada no primeiro trimestre de 2018.

Analisando o número de empregos, o panorama é semelhante, ainda que ligeiramente mais positivo. Março/19 apresenta queda em relação a fevereiro de -0,3%, mas desempenho positivo de 0,5% em relação a março de 2018. O saldo segue positivo no acumulado dos últimos 12 meses, no qual a indústria registra aumento no número de vagas em 1,7%, e no acumulado do primeiro trimestre, com alta de 0,6%.

Para Rodrigo Navarro, presidente da ABRAMAT, o resultado de março indica a manutenção do reaquecimento do setor, mas que seguirá tímido caso o panorama atual não seja alterado. “A indústria de materiais de construção segue dando sinais de recuperação, ainda que com variações negativas em alguns momentos. Isso é reflexo de que a estabilização da economia doméstica criou bases para o crescimento, mas por si só não é suficiente. A retomada nos investimentos na construção imobiliária (residencial e comercial), e em obras de infraestrutura, além da efetiva inclusão do setor de materiais de construção à Indústria 4.0 são fundamentais para observarmos ganhos mais robustos no nosso faturamento” observa Navarro.

A ABRAMAT segue atuando no enriquecimento dos debates sensíveis ao setor. Como próximo evento de seu calendário, a associação realiza no dia 11 de abril de 2019 o 2° Seminário de Disseminação do BIM e a Indústria de Materiais de Construção. O evento ocorre durante a Feicon Batimat, o Salão Internacional da Construção Civil, e reunirá, entre os palestrantes e convidados, membros do Conselho da ABRAMAT e representantes da ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial) e do Ministério da Economia.

Sobre a ABRAMAT

Desde sua fundação, em abril de 2004, a ABRAMAT acompanha e contribui para o crescimento da Construção Civil no país, atuando como interlocutora do setor junto ao Governo e demais agentes da cadeia produtiva. A entidade conta atualmente com mais de 40 empresas associadas e aproximadamente 300 fábricas situadas em todas as regiões do país, que são líderes na produção de materiais de construção em diversos segmentos do setor. Entre os pilares de atuação da entidade estão a conformidade técnica e fiscal na produção e comercialização dos materiais, a competitividade e sustentabilidade da indústria, e a capacitação da mão-de-obra da construção. Para a elaboração de seus relatórios são utilizados dados oficiais disponíveis, pesquisas com associados, análise interna da equipe e metodologia FGV desenvolvida com exclusividade para a ABRAMAT.