ALUBAR ADQUIRE FÁBRICA NO SUL

ALUBAR – Para se manter à frente no mercado de transmissão e distribuição de energia na América Latina, a Alubar está intensificando seus investimentos em infraestrutura e capacidade produtiva. Este mês, a empresa finalizou a aquisição de uma nova unidade no Brasil. Trata-se de uma planta de produção de cabos elétricos de alumínio localizada em Montenegro, município a 40 km de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

A fábrica, que pertencia à empresa Fujikura, foi inaugurada em 2015 e está com estrutura e equipamentos em bom estado de conservação. Sob o comando da Alubar, a previsão é de que a fábrica volte a produzir já em início de 2020, inclusive com novo maquinário instalado e com a mesma expertise e qualidade presente nas demais unidades do grupo. A indústria tem capacidade para produzir 1.000 toneladas de cabos elétricos de alumínio por mês e empregar diretamente cerca de 60 pessoas. No início da retomada da produção, a unidade de Montenegro será abastecida pelos vergalhões de alumínio produzidos pela Alubar em Barcarena, no Pará.

O Diretor Executivo da empresa, Maurício Gouvea, explica que a estratégia com a nova unidade é reforçar o atendimento ao setor de transmissão de energia elétrica até 2021. “Hoje a nossa principal demanda é de cabos de alumínio para linhas de transmissão de energia. A partir de 2022, quando a expansão do sistema de transmissão estiver mais avançada no país, existe a possibilidade do perfil do setor elétrico mudar, com mais demandas por cabos para distribuição de energia. A fábrica em Montenegro vem para reforçar a produção para o Brasil até 2021, mas também vislumbramos a possibilidade de alcançar mercados no Uruguai, Argentina e Paraguai a partir desta aquisição”, disse o gestor.

Destaque sde Compliance

A Alubar recebeu mais um reconhecimento na primeira semana de dezembro no âmbito de Compliance e boas práticas. O Guia Exame de Compliance, uma publicação da Revista Exame, em parceria com a FSB e a Fundação Dom Cabral, destacou a Alubar como uma das companhias que possuem um sólido Programa de Integridade. No total, 543 empresas se inscreveram no processo, das quais 298 conseguiram concluir o questionário. Após todas as etapas de análises e validações, 39 obtiveram o reconhecimento como referências nos seus respectivos setores de atuação.

“Recebemos destaque na categoria ‘Siderurgia e Metalurgia’. O reconhecimento ressalta a devida importância que o programa de integridade deve ter e demonstrar ter. As boas práticas têm sido cada vez mais fomentadas, e no ambiente corporativo, a valoração desta cultura ganha novos ares”, comenta o Gerente de Compliance da Alubar, André Cruz.

Os organizadores do Guia Exame de Compliance, após receberem o questionário, realizaram diversas entrevistas com as empresas, para validar as respostas. Um comitê formado por consultores de diversas instituições analisou os dados e destacou as 39 empresas, divididas em 13 setores da economia.

“Fazer parte de um grupo restrito de empresas ratifica a aplicabilidade e efetividade do programa. A ideia é que o Programa de Integridade seja parceiro do negócio e o reconhecimento neste evento contribui para que, nas relações de mercado, isso seja levado em consideração, tornando o ambiente de negócios mais saudável, mitigando as preocupações com práticas inapropriadas”, analisa André.

Sobre a empresa

Instalada em Barcarena, no Pará (Brasil), a Alubar é líder de mercado na América Latina e oferece soluções em condutores elétricos com produção de fios e cabos de alumínio e de cobre que atendem todos os projetos e empreendimentos de energia elétrica. Com mais de 20 anos no mercado, a empresa está investindo em expansões para atender as demandas do setor elétrico com excelência.

Nos últimos dois anos, a empresa passou por diversos investimentos em expansão, ampliando a capacidade produtiva da fábrica de Barcarena em 60% e adquiriu uma unidade em Cotia (SP), um escritório em São Paulo capital, uma fábrica de vergalhões no Canadá, além da nova unidade em Montenegro.