ALUBAR NA INDÚSTRIA 4.0

ALUBAR – Para se manter como líder de mercado na América Latina, a Alubar, empresa que oferece soluções em cabos elétricos de alumínio e cobre, busca estar preparada para os desafios do futuro. Para isso, a companhia investe em tecnologias e conceitos da indústria 4.0 que aceleram e facilitam o processo produtivo e as decisões nos negócios.

Recentemente, a fábrica instalou QR Codes dinâmicos nas máquinas utilizadas para produzir vergalhões e condutores de alumínio. Com os códigos, os colaboradores podem atualizar e acessar de forma rápida informações importantes sobre a condição dos equipamentos, o que acelera a tomada de decisão a respeito da manutenção das máquinas.

O Coordenador de Manutenção Preditiva da Alubar, César Damasceno, explica que, com as informações das máquinas na palma da mão, os inspetores podem planejar melhor as manutenções, o que garante a maior disponibilidade dos equipamentos, mais produtividade e redução de custos. “Ao fazer a leitura do QR Code, o inspetor de manutenção já tem acesso aos dados de fabricante, datas agendadas para manutenção e condições operacionais do equipamento. Se um problema for identificado, a necessidade de intervenções pode ser avaliada na mesma hora”, relata.

O sistema de informações por QR Code já está nas máquinas que produzem cabos e vergalhões de alumínio. A partir de julho, a melhoria chegará também à Produção Cobre. Com os dados, o inspetor pode escolher o melhor momento de parar a máquina para manutenção. “Quando uma parada é programada, o tempo de trabalho naquela máquina é bem menor e o custo é reduzido também, porque não há situação emergencial de compra e contratos de apoio. Assim, saber se o equipamento pode esperar uma manutenção programada ou não é estratégico para manter o ritmo de produtividade”, relata César Damasceno.

Desde as obras de expansão, em 2018, a Alubar investe intensivamente em novas tecnologias para tornar mais eficiente seu processo industrial. Alinhada aos conceitos Indústria 4.0 e Internet das Coisas (Internet of Things – IOT), a empresa implantou na sua planta fabril outros dispositivos que viabilizam a conectividade de equipamentos, a exemplo dos compressores e motores elétricos.

Os compressores utilizados na Alubar enviam informações em tempo real para o sistema de controle do fabricante que, por meio de SMS, envia alertas de manutenção. Os motores elétricos da fábrica são monitorados 24 horas por dia, por meio de sensores de vibração, e a plataforma do fornecedor do equipamento envia por e-mail e SMS qualquer anormalidade como vibração fora do padrão, alto tempo de parada e temperatura alta, por exemplo. Estes dados geram maior agilidade no repasse de informações e promovem segurança no dia a dia da operação industrial.

Produtos – A Alubar Metais e Cabos transforma metais em cabos elétricos, que são utilizados em grandes projetos de infraestrutura do Brasil. Na indústria de Barcarena (PA) são produzidos vergalhões e ligas de alumínio para uso elétrico e siderúrgico de cabos de alumínio nus e isolados, para projetos de transmissão e distribuição de energia e de cabos de cobre de baixa e média tensão, voltados para distribuição de energia, indústria e construção civil.