ALUMÍNIO DEVE GANHAR MERCADO NA CONSTRUÇÃO

A expectativa para este ano de retomada do crescimento econômico no país anima o setor de construção civil e, junto dele, todo o elo de fornecedores, como os de portas e janelas de alumínio. Para os próximos seis meses, a indústria da construção espera aumento da atividade, do emprego e da compra de insumos e matérias-primas, bem como dos empreendimentos e dos seus serviços, de acordo com pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgada nesta semana.

Soma-se a esses dados otimistas a crescente exigência dos compradores de portas e janelas que, devido à oferta cada vez maior de produtos, precisam escolher o melhor custo-benefício. “É aí que estamos atuando, por meio de um Programa Setorial de Qualidade de portas e janelas de correr, que dará meios para o consumidor, tanto a construtora como o proprietário do imóvel, de poder escolher os itens de alumínio com toda a certeza de estar fazendo o melhor negócio”, esclarece Marcelo Santos, coordenador do comitê de Construção Civil da Associação Brasileira do Alumínio (ABAL).

O Programa Setorial de Qualidade (PSQ) é uma parceria da ABAL com a Associação de Fabricantes de Esquadrias de Alumínio (AFEAL) e encontra-se na fase de homologação das portas e janelas produzidas por associadas da Associação Brasileira do Alumínio. Os testes estão sendo conduzidos pela Tesis, credenciada pelo Ministério das Cidades e acreditada pelo Inmetro para a gestão deste Programa Setorial da Qualidade e para a realização dos ensaios. O PSQ integra, ainda, o Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H), do Governo Federal, cuja meta é organizar o setor da construção civil em torno de duas questões principais: a melhoria da qualidade do habitat e a modernização produtiva.

O objetivo do Programa Setorial de Qualidade é promover a mobilização e a integração entre os diversos elos do setor para estabelecer um acordo que regulamente os critérios de qualidade do material em questão. A ação visa proteger os consumidores finais da cadeia produtiva, garantindo produtos mais atuais e que obedecem comprovadamente às normas vigentes. No caso das portas e janelas de correr de alumínio, a ABAL é a entidade aliada às construtoras para atendimento à Norma Brasileira de Desempenho de Edifícios Habitacionais (ABNT NBR 15575:2013).

“Com os resultados do PSQ, as construtoras poderão se adequar à qualidade e ao bom desempenho da edificação, além de estabelecer isonomia dos materiais para efeito de cotação e orçamento, gerando maior economia e durabilidade para a obra e garantindo segurança aos seus usuários”, explica o presidente-executivo da ABAL, Milton Rego.

As empresas associadas à ABAL, participantes do PSQ, são as sistemistas IBRAP, Perfil Alumínio do Brasil, Hydro/Sapa e Arconic e as extrusoras Alumínio Perfileve, Prolind e Latasa.