AMANCO WAVIN OFERECE SOLUÇÕES PARA O DESPERDÍCIO DE ÁGUA

AMANCO –  Com objetivo de dar suporte a prefeituras, governos e companhias de saneamento públicas e privadas, a Amanco Wavin – marca comercial da Orbia – dispõe de uma área de serviços em saneamento com foco em gestão de ativos e redução de perdas de água, a Wavin Services. A iniciativa tem como foco principal reduzir os transtornos causados por obras em áreas urbanas e oferecer resultados positivos na gestão de recursos hídricos, com uma redução de até 30% na perda de água das cidades.

“O desperdício de água é uma questão que afeta não somente o abastecimento urbano, mas também o meio ambiente. Ter a oportunidade de oferecer ao mercado soluções que unem essas duas questões e contribuam para a nossa missão de tornar as cidades cada vez mais resilientes e sustentáveis é um grande passo”, comenta Fabiana Castro, diretora de Desenvolvimento de Negócios da Amanco Wavin.
A desigualdade sanitária é um dos destaques do Ranking do Saneamento, pesquisa realizada pelo Instituto Trata Brasil em parceria com a GO Associados. O documento analisa os indicadores de saneamento das 100 maiores cidades do país, que concentram aproximadamente 40% da população brasileira, e faz um ranking com base nos serviços oferecidos e em indicadores de eficiência.

De acordo com o estudo, de um total de 6,5 bilhões de m3 de água distribuídos no país, cerca de 40% se perdem devido a vazamentos nas tubulações. Sobre essas perdas na distribuição do serviço, o documento aponta que, nas cidades mais bem avaliadas, 29,9% da água produzida é desperdiçada na distribuição por conta de tubulações antigas e “fraudes”. Já entre as piores, esse indicador chega a 51,3%.
A Wavin Services atua em duas frentes: a primeira é o Wavin Water Network Management Services (WWNM), criado para reduzir o percentual de água desperdiçada, com soluções de monitoramento, análise e diagnóstico dos sistemas de abastecimento de água visando redução de perdas, eficiência operacional e otimização de serviços; já a segunda são os Métodos Não Destrutivos (MND), desenvolvidos pela Amanco Wavin como forma de minimizar os transtornos em torno das obras em galerias subterrâneas de redes pluviais bem como em redes de água e esgoto com tecnologias não destrutivas, eliminando a necessidade de escavações, garantindo redes de esgotos mais eficientes e contribuindo também para a redução de perdas de água e reduções nos impactos urbanos de inundações.
Outras soluções da Amanco Wavin para combater o desperdício de água são o Sistema QuickStream, que apoia a captação de águas pluviais de empreendimentos com telhados de grandes coberturas em um sistema com fluxo de passagem plena, e o Aquacell, um tanque de gestão de águas superficiais feito de plástico 100% reciclado, leve, seguro e de fácil manuseio.