ARCELORMITTAL ADERIU À REIS

ARCELORMITTAL – A ArcelorMittal Brasil aderiu à Rede Empresarial de Inclusão Social (REIS). O evento de adesão, transmitido aos empregados da empresa, teve as presenças de Benjamin Baptista Filho, presidente da ArcelorMittal Brasil e CEO ArcelorMittal Aços Planos América do Sul, e Jefferson De Paula, CEO ArcelorMittal Aços Longos Latam e Mineração Brasil. A iniciativa visa criar um ambiente de trabalho mais inclusivo para pessoas com deficiência na produtora de aço.

Com a associação à Rede, a empresa reforça seu compromisso com o respeito e a valorização das pessoas em suas individualidades e a busca por um local de trabalho cada vez mais justo, diverso e inclusivo. “Estamos dando mais um passo importante para a consolidação do nosso Programa de Diversidade & Inclusão. Queremos que as pessoas com deficiência ocupem ainda mais espaço na organização, sejam valorizadas e tenham oportunidade para se desenvolver e crescer”, afirma Benjamin Baptista Filho (foto).

A parceria com a REIS permitirá uma série de benefícios, dentre eles, a adesão ao Pacto pela Inclusão, documento endossado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) com cinco compromissos. São eles: comprometer a alta liderança com o respeito e a promoção dos direitos das pessoas com deficiência; desenvolver políticas e procedimentos com vistas às ações afirmativas em todos os âmbitos da organização; promover cultura e ambiente inclusivos e acessíveis a todas as pessoas com deficiência; comunicar e educar para o respeito dos direitos e deveres das pessoas com deficiência e incluir a questão da deficiência na estratégia da empresa, bem como no planejamento de produtos, serviços e atendimento a clientes.

“É um momento para a empresa se orgulhar e, ao mesmo tempo, trabalhar com mais afinco para que a pessoa com deficiência seja acolhida, desenvolva a sua carreira em um ambiente inclusivo e plural e demonstre toda a sua capacidade. Estamos confiantes que iremos alcançar esses objetivos”, aponta Jefferson De Paula.

Programa de Diversidade & Inclusão

A adesão faz parte das iniciativas do Programa de Diversidade & Inclusão da empresa, que tem foco em quatro dimensões da diversidade: Pessoa com Deficiência, Equidade de Gênero, Diversidade Racial e LGTI+. Mais de 1,3 mil empregados atuam como voluntários e aliados no Programa de D&I. Desses, cerca de 400 integram o grupo de afinidade de Pessoa com Deficiência e direcionam sugestões de ações, melhorias e projetos pautados nos pilares estratégicos de acesso universal e representação externa com stakeholders.

Para Mariana Santos, líder do Grupo de Afinidade de Pessoa Com Deficiência, a iniciativa representa um marco na história da organização e é motivo de celebração: “O programa de D&I tem despertado muito entusiasmo entre os empregados. Estamos trabalhando o empoderamento das pessoas com deficiência para que elas acreditem em si mesmas. Buscamos melhorar questões de acessibilidade e queremos fazer com que a empresa seja mais inclusiva para todos e todas”.

Entre as ações propostas pelo grupo estão a ampliação da acessibilidade tecnológica e física para as pessoas com deficiência e iniciativas de mentoria e capacitação para o desenvolvimento pessoal e profissional dos empregados. Outra medida que visa a maior acessibilidade e que já foi implementada é a inclusão de libras e legendas em vídeos, campanhas e eventos corporativos.