AS AÇÕES INTERNAS DA SAINT-GOBAIN

SAINT-GOBAIN – Além de investir na qualidade e excelência de seus produtos e soluções, o Grupo Saint-Gobain, promove internamente ações de responsabilidade social que promove um impacto positivo em comunidades em diferentes regiões do Brasil e ainda conectando as pessoas com as marcas. Chamado de ‘Responsa Social’, o comitê que engaja ações de filantropia impactou mais de 5000 pessoas, somente em 2021, em cidades do Brasil inteiro. Para 2022, a meta da Saint-Gobain é continuar impactando a vida de milhares de pessoas, o que está alinhado com o propósito da empresa que é “Making Homes for a Better World”.

O projeto busca ações em três frentes de atuação: A de “Doação de materiais de construção pela empresa”, “Campanha do Bem” onde os próprios colaboradores realizam as doações e a do “Voluntariado” onde os colaboradores doam seu tempo em ações direcionadas as comunidades, e dentro dele temos os 3 pilares o “Revitaliza” onde os voluntários fazem ações de revitalização de espaços, o “Orienta” que tem ações com os voluntários direcionadas em orientar jovens prestes a entrar no mercado de trabalho e o “Cultural” com ações de engajamento e doações diversas para instituições parceiras.

O pilar Revitaliza, por exemplo, já doou materiais de construções para a Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes (SP), Associação de Pais e Amigos — APAE Jandira (SP) Hospital São João de Deus (SP) e (MG), Universidade Federal de Santa Maria (RS), Associação Reencontro (SP) e as unidades do hospital de amor em Imperatriz (MA), Arapiraca (BA), Sinop (MT) e Barretos (SP).

Campanhas do Bem

Somente no ano passado, a Campanha do Bem arrecadou mais de 2 toneladas de alimentos em suas fábricas de Feira de Santana (BA), Camaçari (BA), Mogi das Cruzes e Belém (PA). Para arrecadar os alimentos, foi realizada uma vakinha online envolvendo os funcionários para fazerem as doações das cestas básicas. “Nosso principal objetivo como área de Recursos Humanos da Saint-Gobain foi tentar minimizar a situação causada pela pandemia e ainda engajar nossos colaboradores a impactar positivamente as comunidades locais” , afirma Juliana Mirkhan — Gerente de Cultura e Comunicação interna e Treinamento e Desenvolvimento.

Também em 2021, a Campanha do Agasalho realizada nos meses de maio e junho arrecadou mais de 2600 peças de roupas de frio. A parceria com as varejistas Telhanorte e Tumelero, além da arrecadação nas fábricas por meio de uma gincana coorporativa que premiava as equipes com um troféu de destaque.

Foram mais de 50 instituições beneficiadas nos últimos 2 anos, totalizando mais de MR$1,5 em doações de produtos.

Ações durante a pandemia

Por conta da pandemia, as atividades online foram a alternativa encontrada para não deixar as ações sociais de lado. Em parceria com a CEPAC 120 voluntários ajudaram jovens a se preparar para entrevistas de emprego em simulações online, os participantes também assistiram a palestras sobre diversas profissões onde os voluntários contavam o dia a dia do seu trabalho com o objetivo de inspirar profissões. O projeto também contou com uma mentoria de idiomas semanal para ensinar Inglês e Espanhol.

Para envolver também os idosos, que foram muito impactados pelo isolamento social durante a pandemia, a empresa promoveu o Café Virtual, em parceria com o Instituto Velho Amigo, onde os voluntários trabalhavam temas como música, educação financeira, sarau e saúde para uma turma de idosos. “Poder apoiar projetos como este e outros, nos tornam ainda mais sensíveis e empáticos em relação ao outro e isso agrega uma série de benefícios tanto para quem é impactado, quanto para os voluntários, parceiros e apoiadores”, conta Marinalva Rei Oliveira, Coordenadora Comercial e atual líder do Comitê do Responsa.

COVID-19

Em 2020 e 2021 a multinacional também organizou doações de máscaras, mais de R$ 600 mil em materiais para a construção de hospitais de campanha no Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Pará, além de litros de limpadores diários da Quarzolit e cestas básicas. “Somente em 2021 nós finalizamos seis campanhas que totalizaram mais de R$ 173 mil em ajuda para a população”, afirma conta Marinalva Rei Oliveira, Coordenadora Comercial e atual líder do Comitê do Responsa

2022

Para 2022 a meta é ampliar as ações que já impactaram centenas de pessoas no último ano e sair do virtual para o presencial. Com parcerias com projetos como a Teto, CEPAC e Decor Social a ideia é levar os funcionários para conhecerem as instituições e ajudarem nas diversas necessidades desses projetos. “Queremos que os colaboradores tenham proximidade com os projetos que já estamos trabalhando há algum tempo, além de fomentar campanhas como a doação de sangue”, afirma Marinalva Rei Oliveira, Coordenadora Comercial e atual líder do Comitê do Responsa.