CENTRO DE PESQUISA DA SAINT-GOBAIN É REFERÊNCIA

Localizado em Capivari (SP), o oitavo Centro de Pesquisa & Desenvolvimento do Grupo Saint-Gobain no mundo e único no Hemisfério Sul acaba de completar dois anos. No período, dobrou o número de pesquisadores para 30 e já ultrapassa a marca de 50 projetos realizados ou em desenvolvimento. Com foco em Ciência dos Materiais e em Física das Edificações, as iniciativas atendem a diversidade dos negócios do Grupo e auxiliam na conexão entre eles, além de contribuírem para a adequação dos produtos e das soluções Saint-Gobain ao mercado nacional.

Outros exemplos dos investimentos da Saint-Gobain em inovação são os diversos lançamentos de produtos na área de matérias de construção, para a Weber e para a Placo, e na área de plásticos de alta performance, por exemplo. Além deles, o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento contribui para melhoria dos processos industriais e a redução dos custos de matérias-primas de todos os negócios no Brasil.

“É preciso destacar a excelente conexão que temos entre os laboratórios e todas as áreas dos negócios. E o resultado é o rápido avanço dos desenvolvimentos e pesquisas internas que têm favorecido o mercado da construção sustentável como um todo no Brasil”, afirma o diretor do Centro de P&D da Saint-Gobain, Paul Houang. A própria edificação do Centro foi desenvolvida a partir dos novos conceitos em construção sustentável e em eficiência energética. “Para se ter uma ideia, o Centro de P&D da Saint-Gobain registra 60% a menos de consumo energético que os melhores prédios de São Paulo”, completa.

O local segue os padrões mundiais de sustentabilidade e conforto da Saint-Gobain: CARE:4® e Multi-Conforto e é o primeiro edifício da companhia no Brasil com a certificação LEED GOLD. Resultado do seu baixo consumo energético, conforto térmico e acústico, luminosidade ideal, além do sistema de reutilização de água e gestão eficiente do canteiro de obras. Foram utilizadas várias soluções das empresas do Grupo, no isolamento de paredes, tetos, pisos, além de vidro de alta performance, em particular o SageGlass®, um vidro eletrocrômico, cuja transparência pode ser alterada por meio de um comando eletrônico.

Grupo Saint-Gobain e a inovação

Inovação é uma premissa em todas as frentes de atuação do Grupo. São cerca de quatro mil colaboradores ao redor do mundo dedicados exclusivamente à pesquisa e desenvolvimento e mais de 430 milhões de euros são investidos por ano na área. Hoje, a Saint-Gobain tem mais de 900 projetos de P&D em progresso e mais de 450 patentes são registradas anualmente. Para se ter uma ideia da importância disso, um em cada quatro produtos vendidos atualmente pelo Grupo não existia há cinco anos.

É dessa forma que a Saint-Gobain fortalece sua liderança em diversos mercados ao redor do mundo. Não à toa, foi eleita neste ano, pela sétima vez consecutiva, uma das empresas mais inovadoras do mundo pelo ranking Top 100 Global Innovators, da Clarivate Analytics.

Números em destaque

Brasil

Pesquisadores: 30

Projetos em desenvolvimento: Mais de 50 desenvolvidos ou em andamento

Total de visitas ao Centro de P&D: 2500 visitantes brasileiros e estrangeiros

Área construída: 3 mil m2

Consumo energético médio annual: 70 kWh por metro quadrado

Investimento: R$ 55 milhões na construção e nos projetos

Global

Pesquisadores: 4 mil

Projetos em desenvolvimento: Mais de 900 projetos em progresso

Patentes: 450 patentes registradas anualmente

Investimento: 430 milhões de euros