CERAMFIX E A PROTEÇÃO DE DADOS

CERAMFIX – A empresa Ceramfix contratou a Microservice para a implementação da Adequação à LGPD de proteção de dados. Especializada em produtos para a construção civil, como argamassas e rejuntes, a Ceramfix está no mercado desde 1993 e é uma das marcas mais tradicionais do segmento. A companhia conta com equipe interna de tecnologia para manter a infraestrutura de seus sistemas e realizar atendimento ao cliente. No entanto, se deparou com o desafio da adequação de suas práticas à Lei Geral de Proteção de Dados e recorreu à Microservice, empresa especializada em soluções para segurança da informação, para garantir essa adequação.

A Ceramfix passará por 24 meses de um extenso trabalho, apoiado por especialistas em tecnologia, segurança da informação e direito digital. O plano de ação já contou com três meses de levantamento de informações e, a partir de então, estão sendo realizadas ações de implementação de boas práticas de segurança, englobando todos os setores da empresa.

Um dos desafios identificados ao longo dos meses foi que, apesar de sua maturidade em TI, a companhia esbarrava na heterogeneidade relativa ao tratamento de dados. “Este é, inclusive, um problema recorrente das empresas. Em muitos negócios ainda se tem a visão equivocada de que só o setor de TI é responsável pela proteção de dados quando, na verdade, todas as áreas devem passar por uma implantação de práticas bem definidas e integradas, para que a LGPD seja cumprida”, explica Ivana Jensen executiva de contas da Microservice.

Neste sentido, a Microservice desenvolveu junto à Ceramfix um processo de aplicação global das melhores práticas de proteção de dados, garantindo compliance e proteção à invasão em todos os setores da companhia.

Daivid Thomaz, gerente de TI da Ceramfix, destaca que o trabalho realizado com base em confiança mútua proporcionou alta performance e um resultado final acima do esperado para o projeto. “A primeira fase da solução de adequação à LGPD da Microservice foi essencial para a Ceramfix porque substituímos a confusão de ações descoordenadas pela clareza de entender o que temos feito até agora e o que vamos precisar executar, dentro dos prazos estipulados. Hoje entende-se que a adequação à LGPD é responsabilidade de todos os setores na empresa, e não somente da TI ou do Jurídico”, comenta.

Atualmente, a Ceramfix conta com um ambiente de proteção de dados e respeito às informações das pessoas e empresas envolvidas em sua operação, que proporciona, além da segurança, mais credibilidade e transparência para clientes e stakeholders. “Hoje entende-se que a adequação à LGPD é responsabilidade de todos os setores na empresa, e não somente da TI ou do Jurídico”, reforça Thomaz.