COBE, O ASSISTENTE VIRTUAL DA COBRECOM

INOVAÇÃO –  A COBRECOM, fabricante de fios e cabos elétricos de baixa tensão, inova mais uma vez e anuncia o lançamento do Cobe, seu assistente virtual.

O grande diferencial da nova ferramenta é o auxílio aos clientes e consumidores da COBRECOM, que poderão solicitar mais informações sobre os produtos da companhia e também tirar dúvidas técnicas sobre os fios e cabos elétricos da empresa.

Outro ponto forte é que o assistente virtual estará disponível para atender as solicitações 24 horas por dia, durante os sete dias da semana.

 O projeto está em pauta desde 2018, quando começamos a mapear ações e projetos alinhados com novas tecnologias. Reconhecemos que a transformação digital poderia automatizar e facilitar nossos processos, incluindo a criação e disponibilização contínua de conteúdo informativo”, afirma Leonardo Bolognesi, gerente de T.I. da COBRECOM.

O executivo explica que a equipe de Tecnologia da Informação (TI) da companhia foi a responsável direta pelo desenvolvimento do Cobe, porém, todos os setores da empresa contribuíram e forneceram conteúdo em suas áreas para o aprendizado da inteligência e para o desenvolvimento das funções de auxílio.

As funções do Cobe que estão prontas para o uso são: atendimento ao cliente; conteúdos técnicos (aplicação dos produtos, indicação de fios e cabos elétricos de acordo com a instalação, dúvidas técnicas); solicitação da 1ª via de boleto; busca por representantes com indicação por localização; rastreamento de pedido; envio de materiais de marketing como livros, tabela do eletricista e catálogos; FAQ/dúvidas frequentes; e verificação de autenticidade de boletos.

Os comandos e solicitações das funções são enviados através de uma conversa com a inteligência, seja através de chats ou pelos aplicativos de mensagem. Comandos por voz estarão disponíveis somente pelo WhatsApp”, esclarece Leonardo Bolognesi.

O gerente de T.I. da COBRECOM também afirma que outras funções serão lançadas futuramente e algumas delas já estão em processo de testes.

“O Cobe é um especialista da COBRECOM e estará apto para responder sobre qualquer assunto relacionado a companhia e sobre o mundo da elétrica”, ressalta Leonardo.

 

Como utilizar as funcionalidades do Cobe?

A opção mais prática será por meio do WhatsApp, que é o canal com mais versatilidade de utilizações e as solicitações podem ser feitas através de mensagem de texto ou de voz. Também estará disponível no site da empresa e em suas plataformas internas.

“Além disso, o Cobe estará presente nas principais feiras que a companhia estiver presente, através de totens interativos”, diz Fábio Ferrara, gerente de marketing da COBRECOM.

O executivo ainda explica que a ideia é que o Cobe não seja um chatbot, e sim uma ferramenta para consultoria e auxílio diário, assim como um assistente, sendo que todas as suas respostas serão através de mensagens de texto, que poderão ou não estar acompanhadas de arquivos complementares como catálogos, livros, tabelas, artigos técnicos, vídeos, entre outros.

“O Cobe é um agente/assistente que interpreta ações e oferece respostas e soluções com base nisso, sendo ele mais flexível que um chatbot. Além disso, o Cobe terá sua própria personalidade, com assets associados às principais características de marca da COBRECOM”, informa Fábio Ferrara.

As funções do Cobe serão importantes para o dia a dia dos lojistas e dos consumidores finais, já que os vendedores das lojas de materiais elétricos e de construção podem usar o assistente virtual como apoio em suas vendas; e os clientes podem fazer o rastreio de suas compras dos fios e cabos da COBRECOM; além de solicitar dicas sobre instalação elétrica.

A novidade também estará disponível para estudantes e outros profissionais da área de instalação elétrica que buscam conteúdos técnicos, estando apto para entregar respostas para os mais variados assuntos, não somente na área de elétrica.

“A principal carga de aprendizagem foi na área da elétrica, porém, os conhecimentos da inteligência não se limitam a esse tema já que ele está integrado com o GPT4, o que permite que ele responda sobre os mais variados assuntos”, revela Leonardo Bolognesi.

De acordo com o profissional, o Cobe estará em constante evolução, sendo que novas funções e plataformas de acesso serão adicionadas futuramente ao projeto de acordo com as necessidades e demandas dos clientes e consumidores dos fios e cabos elétricos da COBRECOM.