CORAL MULHERES NA CASA COR

CORAL – As 16 participantes do programa Coral Mulheres na Cor, projeto idealizado pela AkzoNobel que reúne empresas com o objetivo comum de transformar histórias femininas por meio da profissionalização, visitaram a edição paulistana da CASACOR, a maior mostra de decoração das Américas e parceira há sete anos da marca Coral, a tinta oficial do evento.

As futuras pintoras fizeram uma visita guiada pelos ambientes, que ocupam 10 mil metros quadrados, e também acompanharam uma palestra sobre cores, inspirações e tendências realizada por Juliana Zaponi, gerente de Comunicação e Cores da AkzoNobel, e Priscila Perez, especialista em Cores da AkzoNobel. O treinamento aconteceu na Casa Coral, ambiente projetado por Marcelo Salum para a Coral em homenagem aos designers Attilio Baschera e Gregório Kramer, ícones da estamparia nacional para decoração. Com esse conhecimento, que também inclui aulas na Academia Coral, focando na parte mais técnica da aplicação e uso de cores, elas serão verdadeiras embaixadoras no segmento.

Foi da necessidade de inclusão e empoderamento feminino no mercado de trabalho e, principalmente, nas comunidades que surgiu o programa Coral Mulheres na Cor, que iniciou sua primeira turma em junho, levando conhecimento e capacitação a mulheres em situação de vulnerabilidade, para que tenham melhores condições para buscar oportunidades de trabalho.

De acordo com pesquisa realizada em dezembro de 2021 pela Abrapp, Associação Brasileira de Pintores Profissionais, as mulheres representam apenas 10,5% dos membros da entidade, indicando que elas ainda estão sub representadas no mercado de pintura e que esse ainda é um setor com muitas oportunidades em representatividade. Para estimular a representação feminina na área a AkzoNobel, por meio da sua marca Coral, buscou empresas que compartilham de seu propósito de ser agente de inclusão e transformação social, por meio da sustentabilidade. O SENAI-SP, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, um dos cinco maiores complexos de educação profissional do mundo e o maior da América Latina, é o parceiro de ensino do programa. Os parceiros financeiros são Bazar das Tintas, CASACOR, Dow, Oxiteno, Tintas MC e WACKER. Os parceiros de ferramentas são Condor e Vonder, e os de empregabilidade, Atala Engenharia e Abrapp. A ONG Fazendinhando é a parceira para relacionamento com as participantes.

Ao acumular funções como chefes de família e a jornada em casa, muitas mulheres encontram obstáculos para conseguir a inserção no mercado de trabalho, consolidar-se e ter perspectivas de crescimento profissional, como apontou recente pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV-IBRE). O estudo mostra que desde 2012, a taxa de desemprego da população feminina é superior ao percentual dos homens: o índice era de 16,45% em 2021, o equivalente a mais de 7,5 milhões de mulheres. No total, o percentual médio anual de desemprego na economia foi de 13,20% em 2021. Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o percentual de domicílios brasileiros comandados por mulheres saltou de 25%, em 1995, para 45% em 2018, devido, principalmente, ao crescimento da participação feminina no mercado de trabalho.

Conheça o projeto – O público-alvo da iniciativa são mulheres maiores de 18 anos, com escolaridade mínima do 4º ano do Ensino Fundamental, desempregadas ou com renda de até um salário mínimo, que fossem chefes de família com dependentes em idade escolar.

Para dar suporte às participantes durante toda a jornada de três meses, o Coral Mulheres na Cor conta com a parceria do Fazendinhando, movimento de transformação territorial, cultural e social que busca desenvolver a comunidade do Jardim Colombo e seu entorno, uma população de aproximadamente 15 mil moradores, em uma área de quase 15 hectares que integra o Complexo de Paraisópolis, na Zona Sul de São Paulo. A ONG apoiou campanha para divulgar localmente o programa e atrair mulheres com o perfil procurado, auxiliou na seleção e inscrição e é o pilar de relacionamento do projeto, elo entre as empresas e as participantes.

De acordo com Ester Carro, arquiteta e ativista urbana, presidente da ONG, a maioria das mulheres do Jardim Colombo encontra-se desempregada: 73% das moradoras estão fora do mercado formal de trabalho, são chefes de família e buscam oportunidades. “Esse será o início de importantes conexões, conhecimento técnico, empoderamento feminino e potencialização de mãos talentosas que lutam diariamente”, afirma.

Durante dez semanas, essas mulheres estão recebendo um curso completo com conhecimento 360º sobre pintura, totalizando mais de 200 horas. O início será o Curso de Formação de Pintor de Obra, na unidade SENAI Orlando Laviero Ferraiuolo, no Tatuapé, em São Paulo. Elas também participarão do PRINT (Preparação para a Inserção no Trabalho), com conteúdo que apoia o profissional para sua inserção e retenção no mercado de trabalho. O projeto ainda agrega palestras, mentorias e especializações promovidas pelas empresas parceiras. Também será oferecido um curso de 30 horas, na unidade de Mauá da AkzoNobel, pela Academia Coral, plataforma de treinamentos online e presencial da marca, que inclui conhecimento teórico e prático sobre diversos temas, tais como cores e tendências, equipamentos e produtos, aplicação de efeitos decorativos e tecnologias. Além disso, essas mulheres também contarão com o apoio de dois pintores profissionais experientes, Ana Machado e Leandro Piovesan, que acompanharão de perto a jornada de aprendizagem compartilhando dicas, boas práticas e sanando dúvidas.

No decorrer do curso, as participantes receberão bolsa-auxílio, transporte, alimentação, uniforme e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) custeados pelas companhias apoiadoras. E, ainda, todas as formandas ganharão um kit de ferramentas manuais e elétricas, especialmente significativo, para as que decidirem seguir jornada independente, com suporte para criar seus perfis e se juntarem à chamada Páginas Coloridas, plataforma digital que conecta consumidores que estão na jornada de pintura à profissionais de qualidade e confiança indicados pela Coral. Essas mulheres também terão oportunidade, junto aos parceiros de empregabilidade, para uma possível recolocação no mercado, em empresas de construção civil, reformas ou pintura. Mais do que trabalho, o Coral Mulheres na Cor busca levar autoestima e autonomia a esse grupo, almejando que sua capacitação tenha efeito multiplicador e inspirador na comunidade em que vivem.