DICAS PARA O PROCESSO DE DIGITALIZAÇÃO DAS LOJAS

JUNTOS –  A partir de 2020, a forma de vender mudou significativamente e empresas passaram a oferecer produtos pela internet, incluindo o segmento da construção civil. As lojas do setor iniciaram o processo de digitalização, mas ainda há um longo caminho a ser percorrido nesse setor. “Hoje os lojistas conseguem iniciar o desenvolvimento online de uma forma mais fácil do que anos atrás. Existem diversas soluções que podem auxiliar os lojistas, e a Juntos Somos Mais apoia esse processo de digitalização da construção civil”, explica Lucas Azevedo, Head de Produto da Juntos Somos Mais.

Dados do Produto Interno Bruto (PIB), divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, revelam que a construção civil teve um crescimento de 6,9% em 2022 e, ao que tudo indica, 2023 poderá ser um ano positivo para o setor, já que a digitalização do segmento está acelerada.

Pensando nisso, a empresa, que soma hoje mais de 100 mil lojas cadastradas e mais de 1,2 milhões de membros entre lojistas, vendedores e profissionais de obra, listou os cinco principais passos para o desenvolvimento da digitalização do varejo de construção civil. Confira:

Definição da estratégia para a digitalização

Antes de iniciar a digitalização, a estratégia com os objetivos a serem alcançados precisa ser definida. “Se a loja tem uma rentabilidade boa e o objetivo é maior reconhecimento de marca, vale investir em divulgação digital posicionando a loja na internet ou em aplicativos de entregas. Existem muitas estratégias diferentes que devem ser aliadas ao atendimento online. Uma dica é buscar por capacitação ou profissionais que lidem com marketing digital, que podem ajudar a criar um cronograma coerente de estratégias e, claro, ter alguém dentro da loja, que fique responsável por essa frente”, afirma Lucas.

Cadastramento de produtos em plataforma de e-commerce 

Depois da definição da estratégia, o primeiro passo é inserir os produtos da loja em plataforma de e-commerce. “Não há como pensar em digitalização de um negócio sem pensar na disponibilidade online dos produtos. Existem diversas plataformas e é sempre importante analisar qual a melhor para o seu negócio, de acordo com os objetivos estratégicos definidos anteriormente. Além disso, é fundamental ter boas imagens do produto e o detalhamento como nome, descrição completa e ficha técnica que auxilie o público a entender mais sobre o que está sendo vendido”, elucida o executivo.

Criação ou melhoramento dos perfis nas redes sociais

Além da estratégia para a digitalização do negócio, também é importante a criação de uma estratégia voltada às redes sociais. “Não basta apenas divulgar a loja e promoções nas redes sociais. É necessário planejamento e objetivos alinhados ao negócio. É indicado que um profissional seja responsável pelo gerenciamento das mídias sociais, até porque é necessário estar ativo e responder possíveis dúvidas e comentários, além de realizar postagens com qualidade e frequência”, explica Azevedo.

Investimento em pagamentos online

A venda por e-commerce, sites e redes sociais necessitam de opções para pagamento online visando facilitar a compra. “Nem sempre é possível cobrar na entrega dos produtos e, dependendo do dia ou horário, a transferência bancária não funcionará.  Então o ideal é investir em formas de pagamento online para que o cliente consiga realizar a compra sob qualquer circunstância. Cartões de crédito, débito e PIX são ótimos meios de recebimento. Existem empresas que podem acelerar esse processo e contar com esse apoio pode ser positivo dependendo do negócio ”, informa Lucas.

Compras devem ser de bons fornecedores

Independentemente de ter uma operação digital ou não, é fundamental que os fornecedores tenham qualidade e preço justo. “As lojas precisam vender produtos de boa qualidade e isso significa comprar de ótimos fornecedores. É importante ficar atento ao estoque e, para isso, é essencial manter um controle da mercadoria. Com isso em mente, é fundamental contar com marcas de qualidade e fornecedor com disponibilidade 24 horas, em todos os dias da semana. Inclusive hoje há opções B2B, online para esse abastecimento da loja ”, esclarece o executivo.

Para manter bons números e os clientes engajados, é necessário realizar um processo coerente de ponta a ponta. “Lojas de construção têm muito potencial para a digitalização. É importante que os lojistas entendam que a digitalização pode ser encarada como um investimento na empresa, já que a chance de ter um retorno financeiro é grande”, finaliza Azevedo.