DISENSA BATE RECORDE DE FATURAMENTO EM 2022

DISENSA – A maior rede de franquias no varejo de material de construção da América Latina, segue ampliando sua atuação no mercado brasileiro. A franqueadora encerrou 2022 com faturamento de R$ 274,8 milhões, 12% superior aos R$ 244,8 milhões alcançados no ano anterior. Para 2023, já está prevista a entrada em mais uma praça: Alagoas. Além disso, a empresa pretende aumentar o ritmo de expansão e o faturamento da rede em mais de 10% no próximo ano.
“Estamos encerrando 2022 com um balanço muito positivo. Aumentamos nosso faturamento e seguimos em ritmo de expansão. Fizemos duas campanhas de marketing, promovemos treinamentos, feirões presenciais com condições diferenciadas para negociações com fornecedores e vários encontros com os franqueados onde apresentamos todas as oportunidades oferecidas pela franqueadora. Tudo isso se reflete nos resultados dos lojistas, no fortalecimento da rede e na consolidação de um modelo de negócios vencedor para os franqueados”, explica o gerente geral da Disensa no Brasil, Henrique Gutterres.
A Disensa fechou 2022 com cerca de 200 contratos no Brasil e está presente em sete estados: Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo. A rede de franquias chegou ao Brasil em 2018, introduzindo um modelo diferenciado de trabalho: o de franquia de conversão, uma solução que transforma lojas de construções de bairros já existentes em membros de uma rede consolidada no mercado. Paralelamente, os resultados registrados pela franqueadora também atraíram investidores para o setor de varejo de material de construção, que escolheram a marca para ampliar o leque de seus negócios ou como primeiro investimento.

 

Parcerias para oferecer mais soluções aos clientes e franqueados

A Disensa investe em parcerias com empresas de diversos segmentos para beneficiar os clientes finais e franqueados. Recentemente, a franqueadora fechou um acordo com a fintech Hub Cred, que atua para facilitar o processo de contratação de crédito em parceria com instituições financeiras, permite a antecipação de saque do FGTS, de até dez anos, de acordo com o saldo do cliente. Não há análise de crédito e o consumidor, inclusive, pode estar negativado. O pagamento é feito diretamente na loja, com taxas de juros reduzidas. O franqueado pode se cadastrar sem taxa e, quando o consumidor efetua a compra, a loja recebe o valor direto na conta corrente e à vista. O cliente pode fazer um novo saque entre 12 e 24 meses.

Outra novidade foi a parceria com a GetNinjas, aplicativo que conecta profissionais e clientes de diversos segmentos, inclusive do setor de construção. A Disensa está divulgando a plataforma em seu site e nas lojas para seus franqueados e clientes.
Em 2022, para oferecer mais opções de pagamento, a rede também se associou à Parcelize, um crediário digital que permite parcelamentos em até 24 vezes. Os valores das parcelas são informados no momento da compra, assim como os juros que serão cobrados, sem surpresas ou multas abusivas. Caso o consumidor antecipe parcelas, é descontado o valor dos juros. Para ter acesso, o cliente só precisa realizar o cadastramento on-line, que pode ser realizado nos estabelecimentos onde a forma de pagamento é aceita. Nestas lojas, há um QR Code que redireciona para o sistema. A aprovação sai em minutos e o cliente já pode utilizar o crediário para suas compras. O limite varia de acordo com a renda do solicitante. Em média, os limites aprovados são maiores que os liberados pelas operadoras de cartão de crédito. Os boletos chegam via SMS e a data de vencimento é definida pelo consumidor no momento do cadastro.
Ainda no ano passado, também teve parceria com a Picpay “Carteira Digital”, que conta com uma base de mais de 70 milhões de usuários, para oferecer cashback aos clientes. Entre 21 de novembro e 21 de dezembro, nas compras realizadas em lojas da rede e parceladas entre três e 12 vezes, pelo aplicativo do PicPay, aplicando o cupom da campanha, foi concedido 7% de cashback, limitado a R$ 100 ao consumidor. Hoje, cerca de 55% dos lojistas da rede aceitam o pagamento pela plataforma.

Novidades em treinamentos

A Disensa tem a cultura de investir em treinamentos, a fim de estimular o crescimento profissional dos franqueados e suas equipes e ajudar a melhorar a performance das lojas. Este ano, a rede lançou o programa Terças com T de Treinamento, com encontros quinzenais, sempre às terças-feiras, às 16h, via Teams. A programação mesclou temas solicitados pelos próprios franqueados com conteúdos atuais, identificados pela rede como essenciais para o desenvolvimento do negócio. Entre os assuntos previstos estão: Marketing, Direito do Consumidor, Planejamento, além de capacitações com indústrias parceiras sobre produtos. Todos os franqueados, independentemente do tipo de loja, podem participar.
Outra novidade em 2022 foi o lançamento da plataforma Engage, que reúne todos os treinamentos e cursos oferecidos pela rede. A ferramenta conta ainda com uma área de mentoria específica para as lojas MAX e notícias relacionadas às novidades da rede.

Plano de Fidelidade

Em 2022, a franqueadora lançou um programa de fidelidade para seus franqueados, com bônus para quem bate suas metas. Para ter acesso ao benefício, os lojistas devem comprar com as indústrias parceiras que fazem parte do plano e atingir o valor de compra no período definido pela franqueadora junto às indústrias, com base no perfil de cada unidade. Além de gerar capital para que os empresários possam reinvestir em seus negócios, a ação tem como objetivo fortalecer a relação da franqueadora com os fornecedores e, dessa forma, melhorar ainda mais as condições de compra das lojas. No ano, cerca de 140 franqueados se cadastraram no programa e já movimentaram aproximadamente R$ 4 milhões em compras com os parceiros no período.
O programa de fidelidade atualmente conta com dez indústrias parceiras dos setores de hidráulica, elétrica, pintura, básico (areia, cimento, tijolo, etc) e acabamento. Ao estabelecer a meta, a Disensa considera fatores como tamanho da loja, histórico de compras e percentual de cada categoria no faturamento. Para receber o bônus, além de atingir sua meta, o franqueado precisa comprar com 80% dos fornecedores participantes. O objetivo é garantir que as lojas tenham um mix de produto mais completo para oferecer a seus clientes. Ao bater a meta, o franqueado recebe um bônus que varia de 4% a 8% em relação ao valor negociado com as indústrias.