DOAÇÕES DE CAIXAS D’ÁGUA

SOLIDARIEDADE – As Empresas Amanco Wavin e Tigre estão doando caixas d’água para comunidades carentes de São Paulo. A Wavin no Brasil, detentora da marca Amanco Wavin, está doando no total 1.200 caixas d’água para moradores de comunidades da zona Sul de São Paulo que ainda não têm reservatório em suas casas.

A ação faz parte de iniciativa da Sabesp para prevenir a falta de água em momentos em que sejam necessários reparos emergenciais ou manutenções preventivas na rede de abastecimento. As entregas começaram na última sexta-feira, 27 de março, em Paraisópolis (zona oeste) e nos jardins Monte Azul e Grajaú (zona sul). As regiões norte e leste também foram beneficiadas, com entregas na Freguesia, Pirituba e São Mateus.

Já o Grupo Tigre iniciou uma série de ações para contribuir para o combate da doença nos estados de Santa Catarina e de São Paulo. Entre elas estão:

  • Doação de 1.200 caixas d’água com capacidade para 500 litros de armazenamento cada para a comunidade de Paraisópolis, em apoio da ação entre a Sabesp e o Governo do Estado de São Paulo;
  • Doação de R$100 mil, em conjunto com Instituto Carlos Roberto Hansen (ICRH), ao fundo coordenado pela Associação Empresarial de Joinville (ACIJ) para a compra de insumos que serão destinados a prevenção e combate do coronavírus em Joinville (SC);
  • Disponibilização de materiais hidráulicos, coordenação do time de voluntários, com apoio da ONG Engenheiros sem Fronteiras, e solicitação de doação de cinco mil copos de água da Cia Águas de Joinville ao Centro de Triagem, que está sendo instalado na Associação Atlética Tupy para aliviar o sistema de saúde, em Joinville (SC);
  • Envio de 40 óculos de proteção para os profissionais da Maternidade Darcy Vargas em Joinville.

 

Segundo o diretor comercial da Wavin do Brasil, Adriano Andrade, a contribuição tem por objetivo ajudar o governo estadual na prevenção da disseminação do novo coronavírus, sobretudo junto à população que vive em áreas com infraestrutura precária. “Mais do que nunca, o abastecimento de água e o saneamento são essenciais. Os reservatórios vão evitar que os moradores fiquem sem água em situações emergenciais. Essa doação é o mínimo que poderíamos fazer para auxiliar a minimizar os impactos da pandemia na comunidade”, diz Andrade.

Mapeamento – A ação da Sabesp, que vai distribuir um total de 2.400 caixas d’água em diversos bairro de São Paulo, ocorre para reduzir o impacto da pandemia COVID-19 na rotina dos cidadãos. Ao longo da semana passada, a companhia fez o trabalho de mapeamento dos imóveis que precisam do reservatório interno. A iniciativa teve início em Paraisópolis, segunda maior comunidade da cidade, com 100 mil moradores, em razão de sua característica topográfica. Trata-se de um bairro altamente adensado com partes altas, onde a água pode demorar mais tempo a chegar às casas.

A distribuição de caixas d’água é uma medida que já foi adotada anteriormente pela Sabesp para ajudar moradores a se adaptarem à regra da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), segundo a qual os domicílios devem ter caixa d’água que seja capaz de suprir o abastecimento dos moradores por ao menos 24 horas.