EMPRESAS SE UNEM PARA INOVAR NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Promover inovações na Construção Civil é uma discussão que vem ganhando espaço entre as empresas do segmento. Vedacit e Duratex participaram de um webinar, dia 17/07, a convite do Buildin para falar sobre como estão implementando a cultura de inovação nas companhias, compartilhando experiências, desafios e as melhores práticas acerca do tema.

“Ao falar sobre inovação na Construção Civil, muitas empresas buscam por eficiência, como redução de tempo de execução das obras ou de custos, atrelando-a a diminuição no desperdício de materiais. Mas podemos olhar as oportunidades de maneira mais ampla. A Sustentabilidade, por exemplo, nos traz um oceano azul para promovermos inovações neste setor, como a busca de matérias-primas com menor impacto no meio ambiente, redução de consumo de água, uso de energias limpas, entre outros. Além disso, é preciso pensar em como os modelos de negócio inovadores em outros segmentos podem ser aplicados e com isso promover transformações significativas na indústria da construção”, afirma Luis Fernando Guggenberger, gerente de Inovação e Sustentabilidade da Vedacit.

A Vedacit está fazendo um grande movimento de mudanças internas, institucionalizando rituais e alterando paradigmas do modelo de gestão vigente há pouco tempo. Entre os pilares fundamentais para uma cultura inovadora definiu como comportamentos esperados Abertura para Inovar e Agir com Colaboração. Também fez mudanças na parte física ao instalar uma base de trabalho no WeWork, pensando nos ambientes que possibilitem maior troca e trabalho compartilhado entre as equipes, conectando o ecossistema já existente no local com as áreas de negócio da empresa.

Sobre melhores práticas para promover e acelerar a inovação nesta área, Guggenberger ressalta que é fundamental a visão do gestor em também fazer investimentos em ações correlatas que contribuam para a construção e fortalecimento do ecossistema empreendedor e citou com uma boa referência o campo dos negócios de impacto no Brasil. Dentre as ações, cita linhas de investimento específicas para o segmento, universidades incentivando suas incubadoras e aceleradoras a trabalharem o tema, e os empréstimos com garantia, como crowdequity, são exemplos que já estão sendo muito bem-sucedidos no país.

“Por isso para a inovação estar em todo o setor da Construção Civil, você não pode olhar só o aspecto da cultura interna da empresa, como criar ambientes propícios para desenvolver iniciativas, nem olhar só para as startups. É preciso investir em ações que fortaleçam e criem esse pipeline dentro do campo”, enfatiza.

Nesse sentido, a Vedacit pretende contribuir com a evolução do segmento por meio das Construtechs. No segundo semestre irá lançar o próprio programa de inovação aberta, que vai estreitar ainda mais o relacionamento com as startups. A empresa começou a investir neste universo em 2016, com as Construtechs voltadas para habitação de baixa renda, com modelos de parceria que também se aplicam a ONGs, como é o caso da Habitat para a Humanidade Brasil, que faz reformas em moradias carentes em Heliópolis, Zona Sul de São Paulo. Ainda neste campo, atuam o Vivenda e o Moradigna, com os quais o modelo de parceria possibilita levar as comunidades produtos de qualidade com o custo mais acessível, viabilizando assim o modelo de negócio das duas startups. Outra iniciativa ocorrida na empresa, ocorreu em 2017 um movimento chamado WIP, reunindo a parceria com a InterCement, Tigre e Gerdau investindo em um programa de aceleração com a ACE.

Projetando o futuro para os próximos cinco anos, Guggenberger prevê evoluções positivas nos negócios da Vedacit. Impulsionada por sua missão de “prover o mercado da construção civil de soluções comprometidas com a durabilidade das edificações e com o bem-estar das pessoas”, além dos produtos a empresa possa oferecer soluções completas com tecnologias em impermeabilização.

O webinar está disponível na íntegra pelo link https://bit.ly/2LrZjMh.