GERDAU INOVA EM EMENDAS METÁLICAS

GERDAU – A Gerdau, uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas, inovou mais uma vez e está lançando um novo processo de emenda para estacas metálicas. A solução, que traz ganhos de produtividade e segurança, além de redução de custos, foi apresentada no Sefe9, maior evento de engenharia de fundações especiais e geotecnia do Hemisfério Sul, realizado em São Paulo. A Nova Emenda, como é chamada, destina-se a fundações e contenções.

“As estacas metálicas são normalmente compostas por seções que precisam ser emendadas para atingir as profundidades definidas no projeto. As emendas devem resistir a todas as demandas que possam ocorrer durante o manuseio, a cravação e a utilização da estaca. Seu tempo de execução é um fator importante para a produtividade do processo”, explica Eduardo Buratto, gerente de Marketing e Vendas de Construção Metálica na Gerdau.

Desenvolvida pelos técnicos da empresa, a Nova Emenda utiliza um processo de solda diferente do habitual, mais rápido e com menor utilização de material. Estudos mostraram que, na comparação ao método tradicional, a Nova Emenda proporcionou uma redução no tempo de solda de até 70% e uma diminuição do consumo de eletrodos de até 50%. Além disso, testes estruturais de compressão, flexão e tração realizados no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), de São Paulo, comprovaram a segurança da solução.

“Os consultores da Gerdau estão sempre próximos do cliente, buscando soluções que otimizem o dia a dia da obra e beneficiem o negócio como um todo. É uma parceria que vai além dos aspectos comerciais e, agora, com a Nova Emenda, ganha um novo impulso. Nossa solução é uma das mais eficientes do mercado”, conclui Buratto.

Sobre Gerdau

A Gerdau é uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos e minério de ferro, atividades que ampliam o mix de produtos oferecidos ao mercado e a competitividade das operações. Além disso, é a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua. As ações das empresas Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madri.