INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO APRESENTAVA CRESCIMENTO

ABRAMAT – A Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (ABRAMAT ) divulgou nessa segunda-feira, 20, a nova edição da sua pesquisa Índice, elaborada pela FGV com dados do IBGE e CAGED sobre faturamento e emprego na indústria de materiais de construção. A pesquisa é referente ao mês de março, período ainda pouco influenciado pela pandemia da Covid-19, e apresenta os resultados consolidados do primeiro trimestre de 2020. Como destaque, a pesquisa aponta crescimento de 2,4% no faturamento do setor nos três primeiros meses do ano na comparação com o mesmo período em 2019.

O Índice da ABRAMAT também aponta que em março de 2020 a indústria de materiais de construção faturou 0,4% menos do que em fevereiro de 2020, mas 7,1% a mais que março de 2019. No acumulado dos últimos 12 meses, o setor tem crescimento de 2,0%.

Quanto aos empregos no setor, a ABRAMAT esclarece que utiliza como fonte primária o CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), cuja última edição disponibilizada pelo governo é relativa a dezembro de 2019. Desde então, a versão pública do cadastro não teve atualizações. Os números apresentados no estudo são relativos a janeiro, fruto de projeções feitas pela FGV, já publicados na edição anterior do índice e que indicavam alta de 0,4% em janeiro. A partir do próximo mês, a ABRAMAT informa que não publicará informações sobre as vagas de emprego no setor até que os dados oficiais sejam atualizados.

Apesar das primeiras medidas de combate à pandemia terem sido tomadas em março, o período compreendido pela atual edição do estudo sofreu interferência mínima das medidas restritivas. Para a diretoria da ABRAMAT, a conjuntura apontada pelos dados pode representar um último fôlego antes das adversidades impostas pelo caráter extraordinário do atual contexto “Os números que vemos no índice foram positivos e isso é importante, sobretudo com as perspectivas da economia brasileira para os próximos meses.”, pondera Rodrigo Navarro, presidente executivo da ABRAMAT. “Estamos com o canal de diálogo aberto e ativo com o governo, buscando a construção conjunta de medidas que possam minimizar os impactos que a recessão econômica de caráter global pode ter no setor” complementa Rodrigo Navarro.

 

Sobre a ABRAMAT

Desde sua fundação, em abril de 2004, a ABRAMAT acompanha e contribui para o crescimento da Construção Civil no país, atuando como interlocutora do setor junto ao Governo e demais agentes da cadeia produtiva. A entidade conta atualmente com aproximadamente 350 unidades fabris de 40 empresas associadas situadas em todas as regiões do país, que são líderes na produção de materiais de construção em diversos segmentos do setor. Entre os pilares de atuação da entidade estão a conformidade técnica e fiscal na produção e comercialização dos materiais, a competitividade e sustentabilidade da indústria, e a capacitação da mão-de-obra da construção. Para a elaboração de seus relatórios são utilizados dados oficiais disponíveis, pesquisas com associados, análise interna da equipe e metodologia FGV desenvolvida com exclusividade para a ABRAMAT.