KRONA TEM NOVA COMPOSIÇÃO DA DIRETORIA

KRONA – A Krona Tubos e Conexões anunciou uma mudança em sua estrutura organizacional, resultado do trabalho de consolidação de sua Governança Corporativa, iniciado nos últimos anos. A partir de 1º de janeiro de 2020, os atuais superintendentes Fernando Pedro de Oliveira (administrativo e financeiro), Edson Fritsch (industrial) e Gustavo Sousa (comercial e marketing) passam a compor a diretoria da empresa, posicionada logo após o Conselho de Administração e o Comitê Executivo.

Em 2014, a Krona criou a estrutura de superintendência com o objetivo de aprimorar a profissionalização da companhia e amadurecer os processos de gestão. Em 2018, iniciou o trabalho de revisão da estrutura organizacional, em parceria com a Fundação Dom Cabral. Como consequência, foi criado o Comitê Executivo, formado pelos três sócios executivos, Vilson Perin (presidente), José Armecides Gonçalves – Juca (vice-presidente) e Valdicir Kortmann (vice-presidente). O Conselho de Administração permanece com a formação dos quatro sócios, Vilson Perin (presidente), José Armecides Gonçalves – Juca (conselheiro), Mario Roberto Borba (conselheiro) e Valdicir Kortmann (conselheiro), além dos conselheiros convidados.

A Krona completou 25 anos em 2019. A empresa tem aproximadamente 1.500 colaboradores em suas três unidades fabris, duas delas localizadas em Joinville (SC) e uma em Marechal Deodoro (AL). Para atender 10 mil clientes ativos, a empresa possui cerca de 1000 itens em seu portfólio, nas linhas: água fria (soldável e roscável), água quente (PPR), elétrica (baixa tensão, contempla eletrodutos corrugados e rígidos), esgoto (série normal e reforçada) e acessórios hidráulicos. A Krona está entre as 1000 maiores empresas do país, de acordo com o Anuário Valor 1000, do jornal Valor Econômico.

Na foto dos sócios, da esquerda para direita: José Armecides Gonçalves – Juca (vice-presidente), Mario Roberto Borba (conselheiro), Vilson Perin (presidente) e Valdicir Kortmann (vice-presidente).

Na foto da diretoria, da esquerda para direita: Fernando Pedro de Oliveira (diretor administrativo e financeiro), Edson Fritsch (diretor industrial) e Gustavo Sousa (diretor comercial e marketing).

Novidades em 2020

A economia apresenta sinais positivos de recuperação em diversos setores, com perspectivas melhores para os próximos anos. A avaliação do cenário é feita pela Krona, que mesmo em momentos mais difíceis da economia manteve um ritmo forte de investimentos e crescimento. Em 2019, ano em que investiu R$ 25 milhões, a previsão de crescimento é de 15%, acima dos 13,3% de 2018. Para 2020, estão planejadas importantes novidades. Ainda sem entrar em detalhes, a Krona anunciou grandes lançamentos na Feicon Batimat 2020, maior feira do segmento, que será realizada de 31 de março a 3 de abril, em São Paulo.

“A influência da agenda política negativa mostra sinais de redução na pauta econômica, especialmente após a aprovação da Reforma da Previdência. O crescimento é uma realidade, mesmo que seja menor do que o esperado. Estamos preparados e trabalhamos para acompanhar este movimento”, observou Fernando Pedro de Oliveira, superintendente administrativo financeiro.

O executivo da Krona acredita que o investimento em infraestrutura, ainda que esteja tímido, deve crescer com a melhora na economia, o fortalecimento da construção civil, do agrobusiness, com a redução das taxas de juros, maior acesso ao crédito, redução da taxa de desemprego e aumento do consumo da população. “A redução da taxa de juros e o crédito são determinantes para a retomada da construção civil e pelo que a economia está demonstrando temos espaço para uma taxa nos níveis atuais por um período maior, em uma nova realidade nunca vivida no Brasil. A confiança também tem melhorado e isso faz com que as pessoas voltem a consumir e a adquirir ou reformar seu imóvel”, explicou. A manutenção das taxas de juros em patamares baixos, o controle da inflação, as reformas planejadas pelo governo e o acesso facilitado ao crédito imobiliário são as principais demandas, na opinião de Fernando Pedro de Oliveira.

De acordo com Gustavo Dias de Sousa, superintendente comercial e de marketing da Krona, o movimento positivo da economia foi percebido especialmente no segundo semestre. Mesmo sem os números fechados ainda, o executivo apontou que “as vendas aceleraram no segundo semestre e superaram nossas expectativas, ainda que dentro de um planejamento realista de mercado”.

O bom resultado é consequência também dos investimentos que a Krona fez este ano ano. “Melhoramos nosso parque industrial, com máquinas novas, automação e eficiência em processos. Nossa logística aprimorou métodos de supply chain e aumentamos investimentos em comunicação e merchandising. Integramos processos internos, sempre visando a qualidade de nosso atendimento aos clientes. Nossa área de pesquisa e desenvolvimento incrementou linhas, otimizou ainda mais produtos existentes e, como destaque, lançamos uma nova linha de quadros de distribuição, para levar um produto realmente diferenciado para o mercado. Os resultados estão aparecendo e ainda teremos muitas novidades pela frente”, disse Edson Fritsch, superintendente industrial.

“Investimos também em projetos voltados ao sucesso de nossos clientes e na otimização de serviços para o mercado. Com um planejamento estratégico muito bem estruturado e sustentável, nosso objetivo é atender cada vez melhor nossos clientes, com soluções completas, muita qualidade em produtos e serviços, com competitividade para nossos clientes e valor para o consumidor final”, concluiu Gustavo Dias de Sousa.

Com 25 anos, a Krona Tubos e Conexões nasceu em Joinville (SC), onde possui duas unidades. A terceira está localizada em Marechal Deodoro (AL).