LEPRI CUIDANDO DO MEIO AMBIENTE

LEPRI – Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Lepri Finas Cerâmicas Rústicas convida para uma reflexão sobre nossas relações com sustentabilidade e, principalmente, o papel da indústria cerâmica em desenvolver novos métodos de produção.

Preocupada com a influência do processo industrial e suas consequências ao meio ambiente, a empresa centenária alia a criação de novos produtos e tendências para arquitetura e construção com ações e práticas sustentáveis. “Desde 2005 reafirmamos nosso compromisso para atuar de forma sustentável em nossos processos. Ao longo desses anos trabalhamos para redescobrir possibilidades e investir na reciclagem de materiais”, ressalta Ludmila Lepri, diretora de marketing da empresa. Atualmente, 99% dos produtos produzidos pela empresa são ecológicos, permitindo a criação de espaços com personalidade e respeito ao meio ambiente.

Para alcançar essa marca, a Lepri tornou-se pioneira ao incluir materiais como lâmpadas fluorescentes e vidros de telas de computadores e televisores na produção de suas cerâmicas. A mistura obtida com o vidro descontaminado pode ser usada na composição dos esmaltes ou combinada à massa dos revestimentos, o que confere maior resistência a eles. Além de colaborar para a redução do lixo eletrônico, a reciclagem desses materiais também torna o processo produtivo mais “verde”. O vidro aplicado na massa diminui a temperatura de queima do produto, poupando até 15% do consumo de gás e reduzindo a liberação de poluentes na atmosfera.

O passo mais recente da Lepri em relação à sustentabilidade foi o desenvolvimento de uma técnica para aproveitar rejeitos de mineração, a partir da lama da barragem de Fundão, em Mariana, Minas Gerais. Desde 2016, a fabricante empreende uma logística para a retirada do material, in loco, transportando-o para seu parque fabril no interior de São Paulo. O processo de inclusão dos rejeitos de mineração como matéria prima na composição dos revestimentos da Lepri aumenta gradativamente. Hoje, cerca de 50% dos produtos são feitos com a lama de Mariana.

A ação, além de contribuir para a recuperação da região de Mariana, tem como objetivo enfatizar a necessidade da integração da reciclagem em outras indústrias, tornando-se um exemplo de produção sustentável. “Chegamos à conclusão que qualquer contribuição para a limpeza do local, mesmo em pequena quantidade diante dos milhões de toneladas sufocantes para o ecossistema, seria importante”, conta o diretor da empresa, José Lepri. “Nosso intuito é inspirar outros fabricantes, marcas e instituições para que elas também possam dar um passo em direção a uma produção mais sustentável.”

De acordo com o empreendedor, nos dias atuais, a valorização do bem-estar do planeta também é fundamental para o sucesso de um negócio.“Por meio de processos produtivos mais ecológicos, iniciamos uma tendência no país que, se depender de nós, deixará de ser tendência para fazer parte de vez da nossa cultura”, afirma.

 

 

 

Lepri – Finas Cerâmicas Rústicas

Comprometida com a fabricação de produtos de alta qualidade, a Lepri – Finas Cerâmicas Rústicas tem 100 anos de história. Desde sua fundação, inova constantemente em busca da satisfação de seus clientes e da sustentabilidade. Preza pela alta qualidade, de forma a criar sinergia na decoração, valorizando o bem-estar, elegância e aconchego. Pioneira na produção de revestimentos ecológicos, em 2011 tornou-se membro do Green Building Council, ONG que busca promover a indústria de construção sustentável no Brasil. Atualmente, 99% de suas linhas são fabricadas com materiais descartados – vidros de lâmpadas fluorescentes, de TVs e monitores, resíduos da produção de louças Deca. Em 2016, a Lepri desenvolveu uma técnica para aproveitar rejeitos de mineração na produção de um novo revestimento Brick, fabricado a partir da lama da barragem de Fundão, da cidade de Mariana, em Minas Gerais. A marca é ganhadora do Best in Show na categoria de Sustentabilidade, com um grande portfólio de participações na CASA COR e na mostra BRAZIL S/A.