LEROY MERLIN ATUA NA PROTEÇÃO AMBIENTAL

LEROY – Em celebração à semana do Dia da Árvore, a LEROY MERLIN reafirma a estratégia sustentável, por meio de movimentos voltados ao pilar ambiental. A empresa é a primeira varejista brasileira a ter 100% dos produtos provenientes de madeira certificados pelo selo FSC, desde o ano de 2022 (exceto artigos do marketplace). Essa medida visa assegurar que os itens sejam produzidos com insumos oriundos do manejo florestal responsável, reduzindo os impactos ambientais e incentivando hábitos de consumo mais conscientes.

“Sermos a primeira varejista com 100% dos produtos comercializados em madeira certificados pelo selo FSC materializa uma de nossas políticas, além do nosso compromisso com um futuro positivo. Essa conquista reforça que o poder de transformação está nas mãos das pessoas e também das companhias, ao adotarem modelos de negócios mais sustentáveis”, frisa Andressa Borba, Diretora de Impacto Positivo da LEROY MERLIN Brasil.

Ao longo dos próximos meses, a rede irá realizar uma ação de plantio de mais de 15 mil mudas, como parte da Semana da Floresta 2022. A iniciativa mobilizou os Clientes da marca que ao adquirirem qualquer produto com o selo FSC, em um período estabelecido no ano anterior (24 a 30 de setembro), garantiam o plantio de uma muda em área de reflorestamento. Atualmente, a LEROY MERLIN já soma mais de 117 mil árvores plantadas, compensando mais de 12 mil toneladas de carbono por meio deste movimento.

Seguindo essa linha, a varejista ainda tem metas estabelecidas para reduzir a pegada de carbono das operações. O compromisso, firmado em alinhamento à estratégia global We Make It Positive do Grupo ADEO, ao qual a LEROY MERLIN faz parte, pretende alcançar a neutralidade das emissões de CO2, engajando toda a cadeia de valor. Os objetivos de redução gradual apontam para 5% ao ano até 2025; 40% até 2030 e 50% até 2035.

Olhar para a cadeia produtiva

Além do compromisso com o selo FSC e das iniciativas de reflorestamento, a varejista tem um olhar prioritário para a cadeia produtiva, selecionando fornecedores comprometidos com o pilar sustentável. Um exemplo dessa diretriz é a parceria com a Concrem Portas, empresa especializada na fabricação de portas e componentes de madeira que atua no setor há 40 anos, combinando tecnologia e sustentabilidade no processo produtivo.

Hoje, o Grupo Concrem é responsável pela produção de 35 mil hectares de eucalipto e possui metas ambiciosas de crescimento, planejando alcançar a marca de 45 mil hectares plantados nos próximos anos. Os produtos produzidos pela empresa possuem o selo AMZ, concedido pelo Sistema de Certificação Amazon Sustainability Certified, projeto de extensão concebido pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) que incentiva o desenvolvimento sustentável da fauna, flora, reservas legais e áreas de preservação.

“Buscamos identificar fornecedores que endossam o desenvolvimento responsável, como a Concrem Portas. Eles oferecem produtos de qualidade ao mesmo tempo que estão alinhados aos nossos valores e é justamente esse fluxo que queremos adotar para compor a nossa cadeia produtiva”, explica Ênio Mesquita, Gerente de Produto da LEROY MERLIN Brasil.