LOCALIZADOR DA SINTEX FACILITA CONSUMIDORES

SINTEX – A ferramenta GoFind é, acima de tudo, um facilitador para o consumidor final, que quer ter a certeza de onde vai encontrar o produto antes de sair de casa para efetuar a compra. Foi por conta dessa característica que a Sintex, indústria de duchas e torneiras elétricas, adotou a solução. A necessidade nasceu de uma demanda do mercado. “Com a transformação digital, percebemos que a jornada de compra começa pelo celular, então faz todo sentido facilitar aos consumidores a encontrar nossos chuveiros e torneiras de forma rápida e assertiva. A ferramenta tem sido bastante eficaz com informações que auxiliam nas negociações com lojistas e nos mecanismos internos de gestão”, comenta Enio Bernardes, diretor da Sintex.

Com recursos de inteligência artificial, o GoFind oferece dentro do site da companhia uma aba ‘Onde Encontrar’, que direciona o consumidor de acordo com sua localização, o tipo de compra que pretende fazer (presencial ou online). Assim, a tecnologia acaba sendo um benefício também para o lojista, que tem uma vitrine virtual gratuita. “Estamos trabalhando ao mesmo tempo os conceitos de B2B e B2C, ou seja, atendemos o nosso cliente-lojista promovendo o seu estabelecimento e diminuímos a distância entre as marcas e o consumidor final, orientando-o com a melhor opção de compra que ele pode efetuar, garantindo a ele uma experiência mais prática e conveniente”, comenta Enio.

Para o diretor da Sintex, o processo de divulgação e vendas tem sido muito positivo e significativo, inclusive, como termômetro para as ações estratégicas dentro da empresa. Os dados coletados na cadeia de suprimentos indicam em que locais há demanda, as lojas que estão mal abastecidas e em quais faltam os produtos. “Com base na procura do consumidor também conseguimos aumentar o mix de produtos em determinados lojistas”, explica.  Além disso, a partir da demanda de buscas, mapeia as regiões que não têm estabelecimentos físicos – e com esse panorama, antecipa o risco de perda de clientes, além de aumentar o leque de possibilidades de novos pontos de venda.

Outros elementos que o dashboard oferece são: a quantidade de acessos no localizador, a quantidade de cliques em produtos e lojas, o ranking de produtos mais procurados, as palavras que o cliente está utilizando para localizar o produto e os canais de aquisição mais utilizados pelo consumidor (loja física, telefone, e-commerce, app delivery). Através desses indicadores é possível traçar ações assertivas nos locais que precisam de reposição de produtos ou estabelecer estratégias de marketing mais potencializadas, por exemplo, auxiliando na gestão do negócio.

“Tudo isso fideliza o consumidor com a marca, impacta o lojista de forma extremamente positiva e aumenta a performance no lançamento dos produtos. As informações em tempo real também oportunizam mais velocidade e assertividade para o Serviço de Atendimento ao Consumidor responder o Onde Encontrar em qualquer canal de comunicação que cliente acionar, seja por telefone ou redes sociais”, completa Enio.