MEBER COMPARTILHA KNOW HOW

Recentemente, alunos de MBA da Sonata Brasil estiveram em Bento Gonçalves, na Serra gaúcha, para conhecer de perto o case de sucesso da Meber Metais. Gestão, inovação e uma dose de ousadia permeiam a história da empresa, que se mantém sólida há 58 anos – figurando entre as quatro maiores marcas do segmento e líder de mercado no Rio Grande do Sul. Guiados pelo diretor Marcio Chiaramonte e pelo gerente de engenharia, Leonardo Harter, cerca de 45 participantes puderam conferir os bastidores do parque fabril e a diversidade de produtos expostos no showroom.

“Chamou a nossa atenção o fato de os participantes serem profissionais bastante maduros, com curiosidade, desde informações gerais, até os detalhes. Isso é nítido nas perguntas feitas por eles, mostrando que vieram realmente com o intuito de agregar conhecimento a sua vida profissional. Foi muito interessante dividir nossa experiência, afinal, cada empresa é uma empresa – sem fórmula padrão para gerir”, avalia Marcio Chiaramonte.

Conhecer processos, métodos de produção e novas tecnologias é sempre interessante para gerar novos insights, mesmo para quem atua em áreas diferentes. “A visita à Meber contribuiu significativamente para a formação de nossos alunos de MBA na perspectiva de sucessão empresarial e construção de legado. Conduzidos pelo Marcio, aprendemos sobre o processo produtivo e governança da empresa. Aprender pela prática e guiados por quem sabe fazer é a melhor forma de proporcionar a educação transformadora para executivos e empresários”, ressalta a co-fundadora e CEO da Sonata Brasil, Dra. Soraia Schutel

Para a gerente de desenvolvimento de mercado Lindiane Boisch, um dos pontos altos da visita técnica foi em relação às boas práticas ambientais mantidas pela Meber. “Para a empresa onde atuo, interessa observar técnicas para redução no consumo de água e reutilização de materiais – pontos que contribuem para a imagem da marca e subjetivamente impactam em vendas”, conta. “Nosso MBA é focado em gestão, prosperidade e excelência. Nesse encontro, vimos o cuidado desde o início do processo produtivo até o fechamento das caixas, então é bem importante observarmos a relevância da inovação, da diversidade do portfólio e da preocupação com a qualidade” completa Lindiane.

Já o supervisor de vendas Mauro Ruiz destaca a complexidade de se manter a excelência, lição que pretende levar para seu dia a dia profissional. “Vi uma mistura da qualidade de artesão, com todo o cuidado aos detalhes, linkado com a perfeição e quantidade da indústria – ou seja – a visita mostrou o quanto a Meber se preocupa com a riqueza de detalhes, cuidando de cada peça em todas as etapas de produção. A realização de testes deixa isso bastante nítido”, assinala.

Sobre a Sonata Brasil

Uma empresa de formação e treinamentos dedicada a fazer cada cliente encontrar sua verdadeira essência e otimizar seus talentos para viver os melhores resultados pessoais e profissionais – assim se define a Sonata Brasil, localizada em Porto Alegre (RS). Os conteúdos propagados reúnem teoria e prática para desenvolver assertividade; tomada de decisão; planejamento e ação; estilo de vida em sintonia com seus objetivos. Conheça: www.sonatabrasil.com.br.