MEBER ORIENTA NA ECONOMIA DE ÁGUA

Tema cada vez mais comum na sociedade atual, a sustentabilidade provoca pessoas e empresas a se comprometerem com atitudes amigáveis com o ambiente – e um dos casos mais emblemáticos se refere à economia de água, indispensável à vida na Terra. Além de hábitos conscientes, existem algumas soluções que ajudam a melhorar a gestão de água consumida no dia a dia, principalmente no banheiro, onde utilizamos torneira, chuveiro e descarga do vaso sanitário com frequência. A Meber Metais convidou a engenheira química especializada em gestão ambiental Juliana Ferrari Dal Piaz para elencar algumas dicas que ajudam a otimizar a estrutura do banheiro e diminuir o gasto de água.

Duração do banho

É verdade que o banho é um dos momentos mais relaxantes do dia, mas ele também é apontado como um dos grandes vilões do gasto de água, pois nos sentimos tão confortáveis que não vemos a hora passar. No entanto, a Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que a duração do banho ideal para um consumo consciente de água e energia é de até 5 minutos. Pode parecer pouquíssimo tempo, mas é completamente viável, desde que você otimize esse processo. Que tal lavar primeiro os cabelos, deixando o condicionador agir enquanto limpa o corpo com sabonete?

Também vale desligar o chuveiro ou ducha nesses intervalos. Dica: faça uma playlist de até seis minutos para escutar durante o banho, assim saberá quando precisa concluir o ‘momento relax’. Outro ponto importante: aposte em uma ducha com boa vazão, assim há melhor aproveitamento de água. A Meber, por exemplo, oferta produtos que maximizam a sensação de volume de água, porém possuem vazão controlada, que pode ser regulada, melhorando assim a qualidade do banho e, ao mesmo tempo, gerando economia. Ao adquirir uma ducha, é importante saber qual a pressão de água no ponto de uso, escolhendo o produto que mais se adequa a essa pressão.

Torneira

Soluções funcionais são sempre bem-vindas para desenvolver um consumo consciente, principalmente quando unem eficiência de desempenho, material de qualidade e design. Importante escolher torneiras com arejador economizador, um dispositivo que é capaz de diminuir em 50% a quantidade de água sem alterar a funcionalidade e conforto da peça. Isso porque o arejador mistura ar à água, reduzindo o consumo e direcionando o jato, o que mantém a sensação de volume.

“Ótima opção para quem deseja economizar água durante a escovação são as torneiras automáticas, que podem ser acionadas manualmente (basta apertar seu botão), e eles ficam abertas por tempo fixo determinado e fecham sozinhas, e as torneiras eletrônicas, que possuem sensor de presença e abrem e fecham sozinhas, mediante a aproximação das mãos em relação à torneira. Essas soluções também são perfeitas para lavatórios de ambientes comerciais, onde há grande circulação de pessoas”, pontua Juliana.

Existem modelos com estética minimalista – verdadeiros curingas que combinam com os mais diversos estilos de projeto. Um deles é a torneira eletrônica da linha Mebermatic (modelo 10076 C, de bancada), da Meber, também acionado eletronicamente.

Fluxo da descarga

Hoje em dia não existem mais razões para não escolher descargas com válvulas de diferentes intensidades (geralmente dois botões que liberam mais ou menos água, que o usuário aciona conforme a necessidade de uso). Esses sistemas são acessíveis, eficientes e eco-friendly.

Empresa amiga do ambiente

Por último, mais um detalhe que vale a pena priorizar na hora de comprar metais para o banheiro: escolha uma marca que seja realmente engajada com a causa ambiental. A Meber, por exemplo, é compromissada em reduzir danos à natureza. As práticas ecologicamente adequadas da empresa envolvem a gestão ambiental de todo o processo e reúnem medidas como tratamento e destinação adequados para todos os resíduos gerados; tratamento de gases nos processos produtivos; redução do consumo de água, matérias-primas e energia, além de trabalhar com a metodologia de produção mais limpa, que tem como objetivo principal a redução da geração de resíduos na fonte, minimizando impactos e melhorando a eficiência dos processos produtivos. Todo esse cuidado com o processo deve se estender ao consumidor, por isso a Meber oferece produtos que prezam pela utilização racional dos recursos naturais em todas as etapas.