OS VENCEDORES DO X PRÊMIO ABILUX

ABILUX – Os vencedores do X Prêmio ABILUX Projetos de Iluminação foram revelados em cerimônia de premiação realizada no Espaço de Eventos FIESP, em São Paulo (SP), durante evento comemorativo do Dia da Iluminação. Realizado pela ABILUX (Associação Brasileira da Indústria de Iluminação), a edição 2023 do Concurso contou com 128 projetos inscritos assinados por 51 lighting designers independentes. Os projetos foram executados em 22 cidades de 11 estados brasileiros.

Aos primeiros colocados de cada categoria foram atribuídos troféu, certificado e selo. Aos segundos e terceiros, certificado e selo.

Confira quem foram os vencedores do X Prêmio ABILUX Projetos de Iluminação.

RESIDENCIAL

1º lugar

APARTAMENTO CEM

STUDIO FOS – Marina Frigeri, Marília Saccaro, Pâmela Neitzke

Apartamento minimalista e sóbrio, onde o contraste entre o claro e escuro se apresenta nos detalhes arquitetônicos e na iluminação. A premissa de poder explorar diferentes cenários através da automação e de modificar produtos conforme uso do morador, traz soluções que transitam entre a sobriedade e a criatividade do espaço.

2º lugar

CASA DE CAMPO ARARAS Petrópolis – RJ

NTZ Iluminação Arquitetônica – Ugo Nitzsche

O ponto chave do conceito desse projeto de iluminação é o uso inteligente de iluminação para evitar que quando as luzes fossem acesas, gerassem reflexos nos grandes planos de vidros. Reflexos estes, que estragariam o ponto alto dessa casa com vista privilegiada das montanhas.

3º lugar

CASA JARDIM

DE RIGGI Arquitetura de Iluminação – Daniel De Riggi

O projeto de iluminação para a Casa Jardim foi pensado para criar uma atmosfera acolhedora e sofisticada onde a luz valoriza, de forma suave e elegante, todos os cenários do paisagismo. O resultado é uma experiência única de luz e sombras que enaltece a beleza do jardim.

 

CORPORATIVO

1º lugar

HAPPY HOUSE

STUDIO FOS – Marília Saccaro e Marina Frigeri

O projeto partiu com a reformulação de um escritório de endomarketing, tendo como objetivo a unificação dos espaços, aliado ao uso de revestimentos e mobiliários claros, contribuindo para uma amplitude maior, com destaque para o uso pontual das cores da marca (vermelho).

2º lugar

SERTRADING

ACENDA Projeto de Iluminação – Paula Carnelós e Juliana Elias

O projeto marca o novo momento e um novo ciclo para a organização Sertrading. Não se trata apenas de um espaço físico, mas de um lugar que reflete o propósito e a essência da empresa. O projeto de arquitetura viabilizou ambientes que conectam pessoas e estimulam a colaboração e a inovação.

3º lugar

ESCRITÓRIO PWC/B32

ACENDA Projeto de Iluminação – Paula Carnelós, Juliana Elias, Karina Costa, Rodrigo Galon

Espaço corporativo, localizado em um dos centros de negócios de São Paulo, teve como protagonistas a tecnologia e o acolhimento. O objetivo foi criar espaços flexíveis, sustentáveis e para dar vida a ambientes inspiradores para usuários e visitantes.

 

CONSTRUÇÕES

1º lugar

FACHADA ABA – HUB PLURAL

Beatriz Esteves Arquitetura e Iluminação EIRELE-ME – Cláudia Torres e Beatriz Esteves

O Projeto de iluminação da fachada do edifício de escritórios HUB PLURAL, teve como objetivo atribuir identidade visual e valorizar o empreendimento na paisagem, de forma controlada, sem causar poluição luminosa no entorno residencial.

 

2º lugar

FORTALEZA SÃO JOSÉ DA PONTA GROSSA

Marina Makowiecky

Projeto luminotécnico para Fortificação tombada pelo IPHAN, contemplando área externa das edificações pertencentes ao conjunto e estacionamento vizinho.

3º lugar

O GRANDE BUDA DE IBIRAÇU E OS 15 BUDINHAS

Larissa Aguiar Marins

Projeto busca realçar a beleza do monumento no momento noturno, com soluções inovadoras de iluminação, que integram a técnica e estética, tendo como resultado uma iluminação suave e eco consciente para inspirar paz interior e conexão com a cultura e, consequentemente, um impacto emocional e qualidade de vida na comunidade.

GRANDES ESCALAS, LOCAIS ABERTOS PÚBLICOS OU PRIVADOS

1º  lugar

PARQUE ESTADUAL DO SUMIDOURO

Dinorah Rosalia Turchetti Conte, Donato Turchetti Conte

O Parque Estadual do Sumidouro é uma Unidade de Proteção Ambiental de extrema importância arqueológica, onde está localizado o Museu Peter Lund. O projeto procurou possibilitar a utilização do parque em eventos esporádicos noturnos, preservando o  patrimônio histórico, cultural, científico e natural da região, como as grutas e pinturas rupestres.

1º lugar

CLUBE HOUSE RESERVA DA PEDRA

Marina Makowiecky, Betina Wildi Lins

Projeto luminotécnico para Clube Privativo de condomínio alto padrão para residências unifamiliares, contemplando áreas externas e ambientes internos do Clube. O empreendimento residencial tem 30 mil metros quadrados de área verde, clube completo e dezenas de espaços de lazer ao ar livre. Cercado pela natureza exuberante da região.

2º lugar

CLUBE NÁUTICO VIDAM

LM Arquitetos Associados Ltda. – Elso de Freitas Moisinho Filho, Juliana Lemos Santana Moisinho

Localizado na Ilha do sol, às margens do rio Vaza-Barris, município de Itaporanga D’Ajuda (SE) e caracterizado por uma beleza natural estonteante, a proposta luminotécnica parte da premissa de embelezar a paisagem noturna do local, garantir a delicadeza ambiental, em especial da vida marinha e proporcionar uma experiência ao visitante.

2º lugar

HALL EXTERNO – ONE TOWER

Débora Bridon dos Santos Reis

A iluminação foi trabalhada de forma linear e difusa, direta ou indireta, em sua maioria, com um resultado de uma maior iluminância comparada ao entorno trazendo destaque e sofisticação. Pontos de destaque receberam iluminação apropriada, com downlights embutidos e projetores.

gar

EUROGARDEN

Rafael Leão (autor), Henrique Corrêa (colaborador)

A iluminação deste bairro em Maringá (PR) atende aos requisitos LEED e WELL, além da ABNT-NBR 5101/2020. Ofuscamento e poluição luminosa foram drasticamente reduzidos, enquanto o conforto visual de pedestres e ciclistas ampliados. Sua iluminação 3000K atende critérios internacionais e se diferencia do restante da cidade com luz azulada.

 

INSTITUCIONAL

 

1º lugar

MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA

Fernanda Carvalho Lighting Design + ACENDA – Fernanda Carvalho e Paula Carnelós

O projeto de iluminação da reconstrução do Museu da Língua Portuguesa contempla toda edificação: fachada, ambientes históricos, exposição de longa duração e a sala de exposições temporárias. O projeto se desenvolveu em mais de quatro anos, após um incêndio que consumiu os três andares expositivos e a cobertura.

2º lugar

INDT – INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO

De Riggi Arquitetura de Iluminação – Daniel De Riggi

O INDT representa um novo marco na cidade de Manaus. Para realçar a grandiosidade arquitetônica e refletir os valores e inovação da instituição, foi desenvolvido um projeto de iluminação único, versátil e inteligente. O resultado é uma obra de arte luminosa.

 

3º lugar

TEATRO DO PARQUE – RECIFE – PE

Regina Coeli Lima e Mohana Lima

O teatro-parque, localizado na cidade de Recife (PE) foi inaugurado em 1915. A última reforma foi concluída em 2021. A nova iluminação contempla a Galeria de Acesso, Hall, Foyer, plateias, camarotes, áreas molhadas, camarins, sala de ensaios, anexos e áreas externas.

 

COMERCIAL / HOSPITALIDADE

1º lugar

ENERGILUZ DESIGN

Marina Makowiecky, Betina Wildi Lins

Projeto luminotécnico para fachadas e área de vendas de estabelecimento comercial voltado para venda de materiais de acabamento e itens de construção selecionados, com alto valor agregado. Especializado no atendimento aos especificadores dos produtos para uso na construção civil.

2º lugar

HASHTOWN

LD Studio iluminação – Monica Luz Lobo, Daniele Valleos

Situado em um subsolo do Leblon, um espaço de uso múltiplo, na Hashtown, o conforto e inovação deram o tom da iluminação a partir de um master plan de composição espectral e tecnologia LED de natureza dinâmica. A LD Studio foi contratada para desenhar a iluminação deste espaço disruptivo e inovador.

3º lugar

DASIAN

Rafael Leão (autor), Henrique Corrêa (colaborador)

A iluminação promove uma atmosfera acolhedora neste sofisticado restaurante asiático onde elementos de decoração, que simbolizam a divindade (pedra), a prosperidade (dragão) e a sabedoria (elementos da natureza), são destacados com rigoroso critério para fortalecer a identidade do projeto sem conflitos com a arquitetura.

3º lugar

PRAÇA SHOPPING CENTER RECIFE

Beatriz Esteves Arquitetura e Iluminação EIRELE-ME – Cláudia Torres e Beatriz Esteves

Projeto de iluminação da nova praça. Quarta etapa do shopping Recife com objetivo de se integrar à arquitetura no desenho da luz e orientação espacial.

SAÚDE

1º lugar

HMV SAP

STUDIO FOS – Marina Frigeri, Marília Saccaro, Ana Carolina Berté

O projeto de interiores para essa área do Hospital Moinhos de Vento trouxe alguns desafios para a elaboração da iluminação dos espaços: o forro em lâminas onduladas no auditório, a intenção da continuidade da circulação com elementos luminosos que conduzissem os usuários, não esquecendo do ambiente hospitalar onde estava inserido.

2º lugar

CLÍNICA DE DIAGNOSTICO POR IMAGEM – UNIDADE MULHER

Carina Tomazzoni

Projeto da filial de uma clínica de diagnósticos por imagem voltado para atender o público feminino. Está localizada em uma pequena cidade, mas o grupo é referência em qualidade e vanguarda em todos os aspectos. A iluminação foi o elemento norteador e decisivo para alcançar os objetivos.

3º lugar

CLÍNICA DRA JULIANA OKAY

Juliana Ramacciotti

Clínica Dermatológica no Jardim Paulistano precisa de luz técnica e de qualidade.

 

O JÚRI:

ADRIANA FONTANA

Formou-se em design de interiores pela Faculdade de Belas Artes e atua no mercado de decoração e reformas de interiores desde 2001. Estudou design e história da arte na Scuola Lorenza Dei Medici e cursou design de interiores no Instituto Per L’Arte e no II Restauro Palazzo Spinelli, ambos em Firenze (Itália). Reconhecida por misturar com bom gosto e elegância cores, texturas e materiais, Adriana não tem medo de ousar. Sempre antenada com as principais tendências, ela se reinventa a cada projeto, buscando conquistar ambientes contemporâneos, aconchegantes e personalizados. Atua nos segmentos residenciais, comerciais, também já assinou diversos projetos de apartamentos decorados e teve trabalhos publicados em importantes sites e revistas. Participa de mostras de decoração como CasaCor desde 2017 e atualmente é vice-presidente da ABD – Associação Brasileira de Designers de Interiores.

ALINE PAIVA MONTENEGRO

Arquiteta, urbanista e mestre em Meio Ambiente e Habitat Urbano pela Universidade Federal da Paraíba, pós-graduada em iluminação e design de interiores pelo IPOG e professora em graduação de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores pela UNIESP. Aline possui mais de 25 anos de experiência na área de arquitetura e de interiores, sendo 11 deles dedicados à iluminação arquitetural.

DOUGLAS LEONARD COVARRUBIAS

Engenheiro Elétrico e Lighting Designer graduado pela Universidade Católica de Valparaíso (Chile), em 1967 e pós-graduado em Iluminação Rodoviária. Participou em numerosos congressos e seminários internacionais da especialidade, tendo sido um dos idealizadores do Laboratório de Tecnologia da Iluminação da UCV. Professor da PUC, Professor da Cadeira de Iluminação da Escola de Desenho da Faculdade de Arquitetura, Desenho e Urbanismo da PUC, Diretor do Curso de Iluminação Arquitetônica da PUC. Como iluminador desenvolveu inúmeros projetos nas esferas Pública e Privada. Sócio-gerente da Douglas Leonard Lightingdesde 1997, Membro da IES, Membro educador da IALD e Membro da Lighting Certification Commission.

 GISLEINE ATAULO

Pós-Graduada em História da Arte e Bacharel em Artes Plásticas pela FAAP, com mais de 20 anos de experiência em Instituições de ensino superior. Atualmente é coordenadora geral dos cursos de Pós-Graduação e Extensão do Instituto Europeo de Design (IED), faculdade 100% design com unidades na Itália, Espanha, São Paulo e Rio de Janeiro.

LÚCIA PIRRÓ

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1984), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2001) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2005). É LEED Accredited Professional desde 2007 e profissional HBC Pro desde 2020. É coordenadora dos Cursos de Especialização Lato Sensu em Lighting Design e Conforto e Saúde do Ambiente Construído; coordenadora do programa de Iniciação Científica; professora do curso de Mestrado Profissional e do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Tornou-se membro do Comitê de Estudos Acadêmicos da ASBAi em 2021. Tem larga experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Tecnologia, atuando principalmente como consultora nos seguintes temas: ambientes saudáveis, sustentabilidade, conforto ambiental (térmica, luz e acústica), consumo de energia, edifícios de escritórios, simulação computacional e eficiência energética.

RICARDO HOFSTADTER

Ricardo Hofstadter é engenheiro industrial formado em 1979 pela Faculdade de Engenharia da Universidade da República (Uruguai) e pós-graduado em luminotécnica pela Universidade Politécnica de Catalunha (Barcelona), em 1992. Professor de Projetos de Instalações Elétricas em Licenciatura em Engenharia Mecânica e em Engenharia Electrotécnica. Fundou seu escritório de projetos em 1988, onde continua desenvolvendo projetos de iluminação, associados ao Ing. MSc. Joel Fregosi. O Estúdio Hofstadter realizou projetos no Uruguai, Argentina, Paraguai, Equador, Miami (EUA), Emirados Árabes Unidos e China.