PRESIDENTE DA DURATEX É EXECUTIVO DE VALOR

DURATEX – Antonio Joaquim de Oliveira, presidente da Duratex, foi eleito um dos principais executivos brasileiros do ano, na premiação Executivos de Valor, do jornal Valor Econômico. Antonio Joaquim, morador da cidade de São Paulo, liderou a votação na categoria “Indústria da Construção”, setor de atuação da Duratex, no qual está presente com as marcas Deca, Hydra, Duratex, Durafloor, Ceusa e Portinari.

A publicação elegeu os líderes de destaque em 24 setores diferentes, por meio de votação secreta que levou em conta o desempenho do executivo na gestão da companhia. Dentre os critérios da premiação, estavam a identificação de oportunidades de inovação e crescimento, a imagem no mercado da empresa sob a gestão do executivo, a cotação e reputação do profissional no mercado e a versatilidade e capacidade de adaptação do executivo a setores e empresas.

Antonio Joaquim de Oliveira é graduado em Engenharia Florestal e Mestre em Planejamento e Economia Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (MG), com cursos de extensão em Gestão Estratégica de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas e em Finanças e Planejamento Estratégico pela Wharton Business School. Na Duratex, desde o início de sua carreira na iniciativa privada, passou por diversas funções na companhia acumulando experiência e conhecimento da empresa e seu segmento até tornar-se presidente da empresa em abril de 2013.

Sob sua liderança, a empresa protagonizou movimentos relevantes, como a aquisição das marcas Ceusa e Portinari e a recente joint venture entre a Duratex e a austríaca Lenzing, LD Celulose, para produção em 2022 de celulose solúvel. A Duratex é considerada uma das 10 maiores empresas do mundo nos setores em que atua e é a maior produtora de painéis e pisos de madeira industrializados, louças sanitárias e acessórios de metal da Hemisfério Sul, além de ser um dos maiores produtores de revestimentos cerâmicos do Brasil.

Ranking de transparência

A Duratex foi apontada pela publicação “Anual Summary of Timber e Pulp Assessments” como a empresa do Brasil e das Américas com maior transparência dos compromissos ESG do setor de madeira e celulose. O ranking é desenvolvido pelo programa SPOTT (Sustainability Policy Transparency Toolkit), iniciativa da ZSL (Zoological Society of London) e tem seu resultado determinado a partir de 175 critérios. Além da liderança doméstica e no continente, a Duratex alcançou a quarta colocação no mundo em 2020.

A publicação analisou 100 diferentes empresas privadas, que atuam no ramo de madeira e celulose pelo mundo, com o objetivo de dar suporte a investidores preocupados com as políticas e práticas das companhias nos âmbitos ambiental, social e de governança – conceito sintetizado pela sigla derivada do inglês ESG. Em 2020, a Duratex obteve pontuação de 76,1%, um aumento de 10,2 p.p. em relação à avaliação de 2019. A média do resultado de todas as empresas analisadas em 2020 foi de 22,6%.

As categorias avaliadas este ano foram: Política de sustentabilidade e liderança; Gerenciamento de terras, florestas e fábricas; Padrões de certificação; Desmatamento e biodiversidade; Valor de conservação, estoque de carbono e impacto; Solo, incêndios e emissão de gases de efeito estufa; Água, químicos e gestão de resíduos; Comunidade e direitos trabalhistas; Cadeia de fornecedores e parceiros; Governança e litígios;

O SPOTT analisa as empresas a partir de suas informações públicas, dando ênfase na transparência corporativa. Dados sem verificação por terceira parte, por exemplo, recebem valor menor de ponderação na formação da nota final. O objetivo é incentivar as boas práticas, visando tornar a cadeia de produção de madeira e celulose mais sustentável social e ambientalmente.

“Ficamos satisfeitos com o reconhecimento enquanto referência global de sustentabilidade e governança dentro do setor. Desde a sua fundação, a Duratex se preocupa com os impactos de sua atuação sobre o meio ambiente e no âmbito social, buscando atingir a excelência em todos os critérios de análise, que são atualizados e consolidados a cada ano. Iniciativas como o SPOTT são fundamentais, pois apenas com transparência e informações fidedignas é possível que o setor caminhe rumo ao cenário de plena adesão às melhores práticas”, comenta José Ricardo Ferraz, diretor de Operações Madeira da Duratex.