ROCA CERÁMICA FAZ AVANT PREMIÈRE

ROCA – A Roca Brasil Cerámica, pertencente ao Grupo Mexicano Lamosa e à frente das marcas Roca Cerámica e Incepa, inicia 2023 com uma importante ação que movimenta o mercado: a realização da sua tradicional Avant Première. Por meio do seu pioneirismo, que se tornou referência nas ações realizadas, a partir desta semana a empresa abre as portas do seu parque fabril, na cidade de Campo Largo (Paraná), para receber os principais clientes, do Brasil e exterior, e adiantar a apresentação do portfólio de lançamentos de 2023.

Neste ano, uma robusta estrutura foi organizada para recepcionar os principais parceiros do varejo e engenharia que, além de conhecerem as novidades em primeira mão, participarão das rodadas de negócios que desenham o calendário de vendas do ano. “O retorno do evento nas instalações físicas será coroado pela oportunidade de apreciar os novos produtos in loco, conferir o alto grau de desenvolvimento tecnológico dos lançamentos e estabelecer o contato com a equipe comercial. Além disso, nossas ações de realidade virtual ganharão ainda mais força, de maneira a enriquecer o nosso trabalho junto aos nossos parceiros”, afirma Sergio Wuaden, Managing Director da Roca Brasil Cerámica.

Presencial e Metaverso

De maneira inédita, o encontro acontecerá em formato híbrido (presencial e online), após ter sido realizado digitalmente (por meio de tecnologias de vanguarda, como o Metaverso), nos dois últimos anos – 2021 e 2022 – em razão da pandemia. Tal iniciativa foi tão bem recebida, que volta a marcar presença agora, para aqueles que não tiveram a oportunidade de se deslocarem fisicamente nesta edição, ou então, para que mais integrantes das equipes de vendas e de marketing tenham acesso às novidades. Portanto, a empresa contará com um espaço imersivo, onde as experiências físicas e virtuais estarão reunidas, a partir de uma apresentação dos lançamentos totalmente disruptiva, inédita no Brasil.

“Nossa expectativa é que esse formato híbrido permaneça atuante nos nossos eventos futuros, como acontecerá nas edições de 2023 da Avant Première e Expo Revestir. Esta ideia começou porque somos sempre motivados pelos desafios e, em 2021 e 2022, trabalhamos na criação de um meio inédito para a Avant Première. Em 2021, apostamos na realidade aumentada e, em 2022, inovamos com o Metaverso, consagrando nossa empresa como a primeira do segmento de construção civil a usufruir desta avançada tecnologia”, afirma Christie Schulka, Marketing Manager da Roca Brasil Cerámica.

Tecnologia de ponta

As expectativas positivas não são para menos. Em 2022, a empresa anunciou um aporte, na ordem de R$ 220 milhões, que se efetivou na compra e a implantação da segunda unidade da Supercompactadora Contínua+, alçando a Roca Brasil Cerámica ao posto de primeira empresa da América Latina a contar com uma segunda unidade do maquinário. A expansão contou com a chancela do Grupo Lamosa, que desde a aquisição, em 2021, reconheceu na Roca Brasil Cerámica sua alta capacidade de operar e desenvolver soluções com tecnologia de ponta, dispondo ao mercado uma combinação inédita de tamanhos e desenhos. “Desde 2018, exercemos um papel revolucionário, o de introduzir os porcelanatos em Superformatos. Nos últimos quatro anos, fomentamos e fortalecemos esse nicho no mercado, que prontamente compreendeu as vantagens de trabalhar com lâminas contínuas, produzidas com a máxima qualidade, para a eficiência das obras”, comenta Sergio Wuaden.

Ainda de acordo com ele, a credibilidade alcançada com o portfólio de grandes proporções, bem como o crescimento das vendas, fez da atuação da empresa um case de sucesso dentro do segmento cerâmico e no Grupo Lamosa. Com a finalização das etapas de instalação da segunda Contínua+, que também derivou a construção de um novo parque fabril e adequações que tornarão o trabalho logístico ainda mais eficiente, a planta de Campo Largo passará a operar com um incremento produtivo na ordem de 20%. 

Resultados de 2022 e Perspectivas para 2023

“Sem sombra de dúvidas, o início da nova operação será um grande diferencial para 2023, tanto para o consumo interno, como para potenciais mercados no exterior”, ressalta Wuaden. Com a diferenciação do portfólio desenvolvido pela companhia, o faturamento da Roca Brasil Cerámica em 2022 registrou um crescimento de 15% no mercado brasileiro, em comparação com 2021, revelando nesse volume um shareexpressivo nas vendas de Superformatos.

Neste ano, além das aclamadas versões de 1,20 x 1,20 m, 1 x 2m e 1,20 x 2,50 m – dimensões que resolvem características específicas de obras –, a Roca Brasil Cerámica apresentará os novos tamanhos 1,60 x 1,60m1,60m x 3,20m, resultados de estudos de demandas do mercado, idealizados para equacionar questões importantes em projetos. “Com nosso DNA de inovação, ainda conseguimos desenvolver peças de apenas 7 mm, reconhecidas por terem uma das menores espessuras do mercado”, detalha o Managing Director.

Diversidade de texturas

No próximo ano, o design biofílico prossegue em alta e será uma das grandes apostas da empresa. “Através de nossos modelos, com diferentes tipos de acabamentos e de tecnologia de ponta, Mineral Lab – DDG, temos conquistado um alto padrão de excelência e de proximidade com variados tipos de elementos, sobretudo os naturais. Entre as inovações, estão os produtos que reproduzem fielmente o visual e o toque de inúmeros tipos de pedras, rochas e madeiras. Para se ter uma ideia, com os lançamentos que serão apresentados em 2023, apresentaremos mais de 60 estampas em modelos Superformatos, a maior diversidade do país nessa categoria”, revela Christie Schulka.

Mineral Lab (DDG)

Ainda no pacote de avanços tecnológicos, os lançamentos da Roca Brasil Cerámica para 2023 também enfatizam as linhas com impressão em textura mineral (Mineral LAB), resultado da aplicação da tecnologia DDG (Digital Decoration & Glazing). Em um processo de gravação em 3D, os produtos contam com um amplo mix de tamanhos grandes e um universo de texturas incomparáveis. “Essa ampliação reforça nosso pioneirismo, que implica em realizar os investimentos que nos permitem oferecer ao mercado produtos completamente inovadores”, conclui Sergio Wuaden.

Democratização com a Linha Slim 

Após o pioneirismo na produção nacional de revestimentos de Superformatos – com apenas 7 mm de espessura – as marcas Roca Cerámica e Incepa têm, cada vez mais, ampliado o seu portfólio de produtos com menor espessura. A redução já foi realizada em mais de 300 modelos de revestimentos, que equivale a mais de 50% do portfólio. São peças, nos formatos 20x20cm, 20x23cm, 90x90cm, 16x120cm, 20x120cm, 30x120cm e 60x120cm, que antes apresentavam entre 9 mm e 9,5 mm. A expectativa é, que nos próximos meses, esse número cresça ainda mais. Portanto, além dos Superformatos, já consagrados no mercado (120x120cm, 100x200cm e 120x250cm), que tiveram produção iniciada em 2018, outras coleções de grande sucesso também receberão o diferencial, que agrega uma série de benefícios para lojistas, profissionais do segmento e consumidores finais.