SAINT-GOBAIN IMPLEMENTA BIOMETANO EM SUA FÁBRICA DE QUEIMADOS,RJ

SAINT – A Saint-Gobain assinou contrato de quatro anos com a Gás Verde para fornecimento de 468 mil metros cúbicos de biometano por ano para o abastecimento integral da planta da Quartzolit em Queimados (RJ). A unidade, que produz placas de drywall, se tornará a primeira fábrica de materiais de construção do país a usar combustível 100% renovável, com redução de emissões de CO2 em 870 toneladas por ano. A medida contribuirá para o cumprimento das metas da Saint-Gobain de atingir a neutralidade de carbono até 2050.

O biometano é o combustível renovável produzido a partir da purificação do biogás oriundo da decomposição de resíduos sólidos urbanos, e origina um bicombustível que reduz em 99,9% as emissões de dióxido de carbono e metano, dois Gases do Efeito Estufa (GEE).

A Gás Verde produz o gás renovável a partir do tratamento adequado dos resíduos sólidos urbanos provenientes do Aterro de Seropédica (RJ), o maior da América Latina. O biometano tem a mesma aplicação do gás natural e pode substituir combustíveis fósseis em processos produtivos e frotas leves e pesadas, como o diesel, o gás liquefeito de petróleo (GLP), o gás natural, a gasolina e o GNV.

“Cada vez mais, as indústrias estão utilizando o biometano no seu processo produtivo, reduzindo drasticamente suas emissões. Ao oferecer esse combustível 100% renovável, a Gás Verde atua numa solução alinhada às metas ESG das companhias, num claro avanço no processo de descarbonização das indústrias”, afirma o CEO da Gás Verde, Marcel Jorand.

“A adoção do biometano reforça o comprometimento da Saint-Gobain com os desafios da descarbonização mundial. Nossos objetivos incluem expandir gradualmente o abastecimento com combustível 100% renovável para outras plantas do Grupo na América Latina ao longo dos próximos anos. A medida dá continuidade à nossa agenda ambiental, que inclui investimentos de mais de €100 milhões por ano em capital e projetos de P&D ligados ao desenvolvimento de soluções sustentáveis que proporcionem bem-estar e conforto”, afirma Javier Gimeno, CEO do Grupo Saint-Gobain na América Latina.

As soluções sustentáveis da Saint-Gobain, líder mundial em materiais de construção leves, já representam 72% das vendas do Grupo e resultam na prevenção de cerca de 1.300 milhões de toneladas de emissões de CO2.

As duas empresas assinaram ainda um Memorando de Entendimento visando a ampliação da distribuição de biometano para mais unidades do Grupo, começando pela planta da Saint-Gobain Canalização em Barra Mansa (RJ).