SELO VERDE PARA A VOTORANTIM CIMENTOS

VOTORANTIM CIMENTOS – A unidade de agregados da Votorantim Cimentos localizada em Itapecerica da Serra (SP) conquistou o Selo Verde “Empresa Ambientalmente Sustentável” da Prefeitura Municipal. O selo, criado por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente de Itapecerica da Serra, valoriza as empresas que utilizam práticas produtivas e de gestão com responsabilidade socioambiental.

Entre os critérios avaliados estão tratamento e destinação adequada dos resíduos industriais, controle de poluição sonora, plano de gerenciamento de resíduos sólidos, reutilização de água pluvial, ações de educação ambiental e utilização de fontes de energia renováveis. Para avaliação dos quesitos foram apresentados documentos e realizada vistoria no local.

A Unidade de Itapecerica da Serra opera desde a década de 1950, produzindo pedras britadas e contribuindo significativamente para o setor da Construção Civil e o desenvolvimento econômico e social da região, com matérias-primas à base de granito, minério adequado e de alta qualidade, utilizado para o asfaltamento de ruas e estradas e a construção de casas, escolas, hospitais e  prédios das cidades próximas e região. Em 2008, a Unidade Itapecerica da Serra passou ao controle da Votorantim Cimentos e hoje produz mensalmente cerca de 125 mil toneladas de brita.

A Votorantim Cimentos tem sua atuação ambiental orientada por sua Política Global de Meio Ambiente e por suas Regras Verdes: dez normas que tornam essa Política tangível e guiam a atuação de todas as áreas e o comportamento de todos os empregados da empresa em relação aos temas ambientais. “Esse reconhecimento reafirma o nosso compromisso com as Práticas Sustentáveis, que é um dos pilares do nosso negócio e um dos elementos principais do nosso Norte. Elas fundamentam os nossos planos e escolhas e aprimoram a nossa oferta de soluções de acordo com as necessidades da sociedade e dos nossos clientes”, afirma Carlos José Barbosa, gerente da fábrica de Itapecerica da Serra da Votorantim Cimentos.

Sobre a Votorantim Cimentos

Fundada em 1933, a Votorantim Cimentos se tornou uma das maiores empresas globais do setor. O portfólio de materiais de construção vai além dos cimentos e inclui concretos, argamassas e agregados, além de insumos agrícolas. São quase 12 mil empregados e uma receita líquida de R$ 12,6 bilhões em 2018. As unidades da Votorantim Cimentos estão estrategicamente próximas aos mais importantes mercados consumidores em crescimento e presente em 11 países, além do Brasil: Argentina, Bolívia, Canadá, Luxemburgo, Marrocos, Espanha, Tunísia, Turquia, Estados Unidos e Uruguai. Se no passado a Votorantim Cimentos tinha orgulho de ter contribuído para o desenvolvimento e industrialização do país, hoje a empresa constrói o futuro com parcerias, inovação e sustentabilidade, sempre focada em seu propósito: a vida é feita para durar.