TIGRE ASSINA PARCERIA COM WATER.ORG

A Tigre, líder na fabricação de tubos e conexões e um dos maiores provedores de soluções para o setor da construção civil, firmou na última quinta-feira (22), no Dia Mundial da Água, parceria com a Water.org, co-fundada pelo ator Matt Damon e pelo engenheiro Gary White e que atua no combate à crise global da água, para garantir que os brasileiros tenham uma melhor qualidade de vida, por meio de ligações de água e construção de banheiros.

Assim, será desenvolvido um projeto piloto inovador para a construção de banheiros em comunidades carentes de Santa Catarina. A intenção é unir forças para ampliar o acesso à água potável e ser um catalisador em prol do saneamento básico nas regiões menos privilegiadas do País.  O piloto, que começa em abril na cidade de Lages, terá a duração de um ano e será importante para testar o modelo de acesso a materiais e serviços financeiros desenvolvidos e identificar possíveis melhorias.

“A Tigre tem ampla presença no mercado da construção brasileira e, com a nossa rede de parceiros, produtos e soluções, esperamos que esse projeto e essa parceria sejam cruciais na melhoria da qualidade de vida da população em diferentes regiões do Brasil. Hoje, apenas metade da população brasileira tem acesso à coleta de esgoto e quatro milhões de habitantes ainda não têm acesso a banheiros”, afirma José Renato Domingues, diretor executivo de Pessoas e Sustentabilidade do Grupo Tigre, que reforça: “O nosso objetivo é beneficiar muitos brasileiros, fortalecendo o compromisso da Tigre com o desenvolvimento sustentável e a construção de um mundo melhor”.

Segundo o Instituto Trata Brasil, são mais de 35 milhões de brasileiros sem o acesso à água tratada. Além disso, estudos do mesmo instituto mostram que o Brasil convive com muitos casos de internação por diarreias todos os anos por causa da falta de saneamento. Em 2011, por exemplo, foram 400 mil casos, sendo 53% de crianças de 0 a 5 anos.

Na assinatura da parceria, estavam presentes José Renato Domingues, Alencar Lehmkuhl, diretor Jurídico e Relações Institucionais do Grupo Tigre, Maria Regina Runze, Coordenadora de Sustentabilidade e Comunicação Interna do Grupo Tigre, Rich Thorsten, Chief Programs Officer da Water.org, April Davies, Senior Regional Manager da Water.org, Jennifer Iverson, Senior Portfolio Manager da Water.org, e Bruno Rondinella, Program Manager Brazil da Water.org.

A Water.org desenvolve linhas de crédito – chamadas WaterCredit -, para que pessoas de baixa renda tenham acesso ao microcrédito, tornando possível a construção de banheiros e o acesso à água potável. A organização atua em 13 países em três continentes ao redor do mundo, com diferentes programas e soluções para a crise da água. Ao longo dos anos de trabalho foram beneficiadas cerca de 10 milhões de pessoas para que elas pudessem ter acesso a água potável e saneamento.