VEDACIT PROMOVE TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

VEDACIT – A transformação digital chegou à Vedacit. Site, Messenger, Facebook, Instagram e Whatsapp são as ferramentas que passam por uma renovação total. O processo de modernização traz agilidade à interação direta com o consumidor em todos os canais de comunicação.

Esse novo posicionamento é uma ação pioneira da Vedacit, que busca um diferencial de valor competitivo. O objetivo é compreender novos movimentos, trazer alternativas e soluções mais eficientes com inovação genuína, além de um novo jeito de se comunicar com os consumidores e públicos estratégicos, como os pedreiros, por exemplo.

A grande novidade desta transformação é a implantação de um chatbot, desenvolvido em parceria com a Empathy – braço de tecnologia da agência de comunicação Malkovich. Théo, nome escolhido pelos colaboradores, será a personalidade da Vedacit nas plataformas digitais. O personagem auxiliará os consumidores a escolher o melhor produto para sua obra, esclarecendo dúvidas e fazendo sugestões.

A inteligência artificial vem para aprimorar a experiência do cliente com a Vedacit, deixando o atendimento mais rápido e direto. O chatbot aprende com os erros e acertos e é retroalimentado pelas próprias perguntas dos usuários, ampliando cada vez mais seu campo de respostas.

Bruno Pacheco, head de Marketing da Vedacit, conta que a modernização no atendimento traz boas perspectivas para a empresa. “Estamos investindo para fazer uma transformação nesse meio. Com a nova tecnologia, em breve, o consumidor poderá enviar uma foto do problema e o chatbot vai dizer como resolver, sugerindo a solução instantaneamente”.

Para gerenciar as mudanças nas demais plataformas digitais a Gauge, agência do Grupo Stefanini, foi a escolhida. “Procurávamos por um parceiro com expertise para agregar na nossa transformação digital. A Gauge, com a sua experiência, se mostrou interessada em nosso business e nos projetos que pretendemos realizar”, afirma Bruno.

Um novo site está sendo desenhado com características e funções mais modernas, que conversam diretamente com a necessidade dos públicos da empresa e deve entrar no ar agora no segundo semestre. Para as redes sociais um novo direcionamento estratégico foi efetivado em todos os canais, com o objetivo de conquistar maior engajamento e visibilidade nas plataformas. Além disso, continuamos com um forte trabalho de relacionamento com influenciadores digitais. O foco é a atuação com pedreiros, de forma orgânica, para a indicação e utilização dos produtos “carros-chefes” da Vedacit no mercado.

Já o Sac 2.0 revê a estrutura sistêmica, trazendo um sistema adequado as necessidades. Mais do que fazer o atendimento via redes sociais, o sistema permite monitorar a marca, absorver as menções e direcionar a estratégia de atendimento de acordo com os feedbacks.

A modernização dos canais de atendimento aproxima ainda mais a empresa do cliente, com disponibilidade 24h, sete dias por semana, possibilitando uma maior interação e ampliando o conhecimento sobre a experiência do consumidor com a marca.

“A transformação digital impacta diretamente no negócio Vedacit, pois as iniciativas são focadas em criar proximidade com toda a cadeia de clientes, parceiros e influenciadores. São canais de atuação e abertura de diálogo com esses públicos, sem intermediários”, afirma Bruno Pacheco.

Na Polônia

A Vedacit participou, pela primeira vez, da 9ª Conferência Internacional sobre Gestão do Ciclo de Vida, que encerrou no dia 4 de setembro em Pozan, na Polônia. A Fundação Espaço ECO (FEE) apresentou na sessão poster o case “sustentabilidade na construção: pensamento de ciclo de vida orientando a jornada de um importante fabricante de impermeabilizantes no Brasil”. 

A empresa contou com a FEE para compreender a cadeia de valor e definir objetivos, metas, estrutura e modelo de gestão de sustentabilidade. O case apresentado na Conferência aborda essa jornada, com a construção do plano de governança a partir do diagnóstico e estudo de percepção (HotSpot Analysis).

As etapas incluíram o entendimento dos stakeholders com relação a inovação e sustentabilidade, o mapeamento de boas práticas da empresa e a construção da matriz com os temas materiais em relação à concorrência. Com o diagnóstico concluído, a FEE, em conjunto com a Vedacit, estruturou o modelo de governança, criando comitês de trabalho e definindo objetivos e indicadores-chave de desempenho (KPIs) para serem alcançados em curto, médio e longo prazo. O objetivo é transformar a empresa em referência para as indústrias da construção civil e química até 2025.

Luis Fernando Guggenberger, gerente de Inovação e Sustentabilidade da Vedacit, conta que o tema é um dos elementos fundamentais para o negócio e faz parte da agenda estratégica da companhia.  “O trabalho com a FEE foi de fundamental importância para a construção do compromisso da Vedacit com a Sustentabilidade, além do conhecimento e capacidade técnica dos assuntos ligados à indústria química e da construção civil que a organização possui”, afirma.

Taísa Caires, consultora de Gestão para a Sustentabilidade da FEE, é a responsável por apresentar o case na Polônia. “Levar estudos de casos como este demonstra como a indústria brasileira está acompanhando as tendências e se moldando para aperfeiçoar suas estratégias orientadas a uma gestão sustentável”.

A série de conferências LCM (Life Cycle Management) é um dos principais fóruns mundiais de sustentabilidade ambiental, econômica e social. Neste ano, o tema é “Rumo ao Futuro Sustentável” e fomenta a discussão de soluções práticas para a implementação de abordagens de ciclo de vida na tomada de decisões estratégicas e operacionais, seja na ciência, na indústria, nas ONGs ou em órgãos públicos.

Sobre a Vedacit

Líder no mercado de impermeabilização e produtos de alta tecnologia para a construção civil, a Vedacit apresenta soluções inovadoras e se aproxima das famílias brasileiras com soluções que são utilizadas no dia a dia, de forma prática e eficiente. A empresa, com 83 anos de atuação, eleva a impermeabilização a um patamar de maior modernidade estando mais perto das necessidades de seus consumidores.

São mais de 100 produtos em suas linhas de impermeabilizantes, materiais para a recuperação de estruturas e aditivos para concreto, desenvolvidos em laboratório próprio, com a mais alta tecnologia para oferecer soluções apropriadas a diferentes dimensões. São 50 mil pontos de venda em todo o território através dos mais de 190 atacados que trabalham com a Vedacit atualmente. A marca está presente também em alguns países da América Latina, como Bolívia, México e Paraguai, sendo nesse inclusive líder de mercado.

Genuinamente nacional, a Vedacit possui três unidades fabris, duas em São Paulo – capital e nova unidade em Itatiba – e uma em Salvador, abastecendo todas as regiões do Brasil. Conta ainda com quatro grandes regionais distribuídas estrategicamente pelo país.