VENCEDORES DO 24º PRÊMIO DECA

DECA – Profissionais consagrados e estudantes do segmento de arquitetura e design de interiores participaram, no dia 12 último, da festa que anunciou os vencedores do 24º Prêmio Deca, no Auditório Ibirapuera — Oscar Niemeyer, em São Paulo. Com várias novidades para esta edição — uma delas a unificação da festa de entrega dos prêmios das categorias Estudantes e Profissionais, o Prêmio Deca é uma das maiores vitrines de tendências do setor e incentiva o trabalho de arquitetos, designers de interiores e alunos em todo território nacional, sendo um dos mais tradicionais do segmento no país.

Na etapa profissional os projetos premiados passaram por uma avaliação criteriosa do júri, que reuniu profissionais de renome de diversas áreas como Gianfranco Vannucchi, Allex Colontonio, Raul Juste Lores, Dado Castello Branco, Jader Almeida, Ricardo Bello Dias, Bel Lobo, Tuca Reinés, Lívia Pedreira e Otávio Zarvos. Os trabalhos de alta qualidade apresentados pelos profissionais também passaram pelos critérios de originalidade e criatividade pautados pelos jurados. Confira os vencedores:

Marília Zimmermann

Banheiros, Etapa Regional, categoria mostra.

Aline Pires, Julia Prado e Natália Prates

Banheiros, Etapa Regional, categoria residencial.

Priscila Magno Neves Gabriel

Banheiros, Etapa Regional, categoria mostra.

Leo Romano

Banheiros, Etapa Regional, categoria residencial.

Wedson Piacesi Guerra

Banheiros, Etapa Regional, categoria mostra.

Evandro Melato e Pabrício Amaral de Carvalho

Banheiros, Etapa Regional, categoria residencial.

Marília Pellegrini

Banheiros, Etapa Regional, categoria mostra.

Nildo José e Virgínia Palma Lopes Silva

Banheiros, Etapa Regional, categoria residencial.

Priscila Magno Neves Gabriel

Banheiros, Etapa Nacional — categoria mostra.

Leo Romano

Banheiros, Etapa Nacional — categoria residencial.

Guilherme Torres

Cozinhas, Etapa Nacional — categoria residencial.

Nildo José e Virgínia Palma Lopes Silva

Cozinhas, Etapa Nacional — categoria mostra.

Os vencedores da etapa regional foram premiados com uma bicicleta elétrica e os vencedores da etapa nacional com uma Scooter, além de uma viagem para o Salão Internacional do Móvel de Milão, na Itália, onde terão a oportunidade de vivenciar uma experiência exclusiva oferecida pela Deca e conferir as novidades e tendências do setor, no maior evento de arquitetura, decoração e design.

Estudantes

Divido em dois módulos, Design de interiores e Arquitetura, o prêmio dos estudantes teve seis projetos finalistas, 3 em cada categoria. O desafio do ano para Design de Interiores foi o de projetar ambientes de banheiro e cozinha para uma unidade de moradia compacta, com planta previamente fornecida pela Deca. Para Arquitetura, o objetivo era o de pesquisar novas formas de morar e projetar como seriam banheiro e cozinha nesse novo contexto, com obrigatoriedade de apresentar ideias para os dois ambientes.

O júri responsável pela escolha dos vencedores foi composto por grandes nomes do segmento, como Ana Maria Bogar, Cristina Bava, Mara Chap Chap, Fátima Barnabé, Antonio Ferreira Júnior e Flávio Butti.

A vencedora do módulo Arquitetura, Gabriela Schmidt Pretzel, estudante da Universidade do Vale do Itajaí, projetou a Casa Taipa, uma moradia para idosos, com filosofia voltada para a sustentabilidade e que funciona como um refúgio para a melhor idade. Dentre os destaques está o sistema de coleta de águas pluviais, a sala de banho como espaço de contemplação e relaxamento e a cozinha ampla, com fogão à lenha, criada para momentos de compartilhar. A estudante utilizou produtos como a cuba e misturador Deca Wish e o chuveiro de teto para cromoterapia. Toda a estrutura é de madeira de reflorestamento e a taipa o método construtivo aplicado para não agredir ao meio ambiente.

Vencedora na categoria Design de Interiores, Marina Ruela Cangussu, estudante de design de interiores da Escola de Design – UEMG, criou o projeto para um casal de personalidades diferentes, mas que vivem em equilíbrio, aproveitando o tempo juntos e o espaço onde vivem. A inspiração partiu do ramo de oliveira para a definição da paleta de cores, que exibe tons naturais como o verde oliva e a textura da palhinha, criando a sensação de pertencimento.

A cozinha de Marina, bastante compacta, se destaca pela escolha dos metais, com mescla de acabamentos D.Coat e o banheiro tem como peça central a cuba e o misturador desenhados por Jader Almeida, com exclusividade para a Deca.

Marina Ruela Cangussu levou ainda o grande prêmio da categoria estudantes e irá receber uma bolsa de estudos em um escritório de arquitetura ou design de interiores. O projeto foi escolhido pelo corpo de jurados da categoria profissional.