VILLAGE HOME CENTER COMPLETA 40 ANOS

VILLAGE – A Village, Home Center Paulista, nasceu em 1980 comercializando, inicialmente, esquadrias e portas de madeira, e é, atualmente, um dos sete maiores Home Centers do estado de São Paulo, completando, em 2020, 40 anos de existência. Em comemoração a essa data está promovendo ações de mudança estratégica em sua  identidade visual, no conceito arquitetônico das lojas e na comunicação institucional.

A decisão foi tomada após uma pesquisa de mercado identificar que os clientes consideravam a marca e a arquitetura das lojas um tanto ultrapassadas. A expectativa da loja de construção com as mudanças é melhorar a experiência de compra dos clientes e atrair um público mais jovem, que está pensando em morar sozinho ou se casar, por exemplo. “Nosso objetivo é reforçar o conceito de proximidade que os nossos consumidores já têm com a marca e mostrar para os novos consumidores que a Village é uma loja com soluções completas para suas casas”, declara Marcos Atchabahian.

Este ano se mostra ideal para essas modernizações, tão necessárias a este segmento que ainda investe pouco nisso, já que as expectativas para o setor são positivas. Segundo pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (ABRAMAT), o faturamento das indústrias de construção cresceu 1,3% em novembro, na comparação com outubro. E em relação a novembro de 2018, o aumento foi ainda maior, de 4%. O faturamento acumulado desde janeiro registra alta de 2,1%. Segundo o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon), a estimativa é que em 2020 haja um aumento de 3% no PIB da construção, puxado pelo segmento de autoconstrução e reformas (+4,5%) e pelos serviços especializados (+2,5%), mas com desempenho do setor de edificações (+2,3%) superior ao da infraestrutura (+1%).

Segundo Marcos Atchabahian, as lojas de materiais de construção precisam se modernizar e ouvir os clientes, que estão mais engajados com o projeto, construção, decoração e manutenção de sua casa e querem ter uma experiência diferenciada quando vão às lojas, vendo novas soluções, como os produtos podem ser aplicados, combinados em determinado ambiente e até se inspirar. “Hoje, por causa da tecnologia, o consumidor chega na loja muito bem informado. Nos anos 1980 a realidade era completamente diferente, a informação não era tão disseminada como hoje, a Village se adaptou a todos os processos de transformação que o país passou, sempre com muito cuidado e sem perder a sua essência, ressalta Marcos Atchabahian.

As reformulações das lojas começaram em 2019 e a expectativa é que sejam concluídas no primeiro semestre de 2020. A loja será dividida em “três mundos”: um mais voltado para a construção, um voltado para o acabamento e o outro mais voltado para a parte decorativa da casa. Além disso, a Village pretende intensificar a presença digital e abrir novos canais de comunicação com o consumidor como o YouTube, por exemplo, tornando essa relação cada vez mais próxima. “Queremos produzir conteúdos de qualidade que auxiliem nossos clientes a sanarem suas dúvidas em relação aos produtos, seus usos, instalação, composições possíveis etc., e também a obterem conhecimento para discutir melhor as obras e reparos com os profissionais que contratam.

A loja de construção conta com 18 unidades em vários municípios de São Paulo, comercializa cerca de 30.000 itens nos mais diversos segmentos da construção e está entre as 25 maiores revendedoras de materiais de construção do Brasil.