VÍQUA INVESTE EM PRODUTOS PARA IRRIGAÇÃO

VÍQUA – As novas tecnologias podem trazer grandes benefícios para o setor de irrigação, ajudando a poupar tempo, recursos e gerar mais lucros. As soluções inteligentes são, portanto, investimentos estratégicos, capazes de tornar a produção de alimentos mais produtiva e sustentável. A Viqua, que já é líder na fabricação de registros de irrigação, está cada vez mais apostando neste mercado. Completando 25 anos em fevereiro, a empresa anunciou lançamentos para o segmento, abertura de novos clientes em várias regiões do país e ganhos de

market-share.

As novidades foram apresentadas na convenção nacional de vendas, que reuniu, neste mês, mais de 150 vendedores da empresa em Joinville (SC), onde fica a sede da Viqua.

A irrigação é uma técnica fundamental para a produção de alimentos. Cada vez mais utilizada, essa prática pode ser bastante beneficiada por soluções sustentáveis e inovadoras. “O

aumento da população mundial prevê também o aumento da produção de alimentos no futuro. Em um mundo confrontado por problemas socioambientais, porém, é preciso que o processo aconteça de forma sustentável, preservando os recursos naturais e reduzindo os impactos ao meio ambiente”, frisa o presidente da Viqua, Daniel Cardozo Júnior. Nesse contexto, a irrigação é a aliada certa para os produtores. “Com ela, é possível otimizar a aplicação da água, direcionando-a para as regiões com maiores necessidades. Além disso,

também é viável produzir mais em um espaço menor — e aumentar a produção em uma área é uma forma de reduzir a necessidade de abrir novas fronteiras agrícolas e o desmatamento”, aponta.

Quem trabalha diretamente no ramo já percebe a evolução no setor, no atual contexto de recuperação econômica do país. Edson Santos, vendedor que atua em São Paulo há 21 anos com a Viqua, está confiante. “O mercado agrícola estava um pouco contraído, o pessoal estava segurando para fazer novos investimentos. Mas a necessidade faz com que se tenha que investir”, analisa o profissional, ressaltando que somente 7% do que se planta hoje no Brasil utiliza irrigação, ou seja, há muita oportunidade. “Os produtores já entenderam que não tem como produzir com qualidade sem irrigação. Às vezes, ele não tem ainda como investir, mas já tem essa consciência, que é totalmente positiva.”

A expectativa também é boa no Rio Grande do Sul, onde atua Marco Aurélio Paredes, novo vendedor da Viqua. “O estado está atravessando uma seca bastante severa, ao contrário do resto do país, que está tendo enchentes. Diante desse quadro, eu vendi muito mais em novembro, dezembro e janeiro.

A qualidade e a preciosidade da água faz com que a irrigação seja muito importante. Como somos especialistas na eficiência do uso da água, estamos levando essa vantagem ao setor”, observa.

A vantagem provém de investimentoS em soluções inovadoras, que trazem mais eficiência para a irrigação, aumentando o seu potencial produtivo.

A Víqua tem na linha de produtos para irrigação, produtos que contam com tecnologias avançadas, capazes de garantir mais facilidade na instalação, na realização de ajustes e utilização dos produtos. Como os rotores automatizados, distribuídos pela empresa, que são direcionados por engrenagens, que promovem um maior controle da precipitação. Assim, a distribuição de água é feita corretamente no solo, aumentando o rendimento do recurso. Os bocais rotativos também são ferramentas que unem facilidade de uso e sustentabilidade. Desenhado  especificamente para a instalação em aspersores sprays, eles garantem uma irrigação mais homogênea e economia de água quando comparados aos bocais tradicionais.

Já as válvulas PRO 100, disponibilizadas pela Víqua, têm um formato que proporciona maiores vazões com uma perda de pressão mínima. Isso porque conta com diafragma e pistão inclinados, que permitem uma trajetória direta da água. A peça é construída em PVC, o que a torna mais resistente aos raios UV.

A empresa também conta, em seu portfólio, com o Pro EX 2.0, um controlador modular de irrigação de programação simples e intuitiva que conta com a maior tela retroiluminada do mercado. Ele pode ser expandido de 4 a 16 estações e mostra, em um visor completo, os dias de rega, o número de horas de irrigação, o número de estações e caso tenha, as programações especiais. O controlador ainda é capaz de identificar problemas de válvula ou fiação no seu sistema e isolar as estações que precisarem de reparos.

Lançamentos para o primeiro semestre 

Para o primeiro semestre de 2020, a Viqua prevê três lançamentos para o segmento. Os registros de união dentada de ½” e 1”, que chegam ao mercado em fevereiro, vem como complemento da linha de registros para irrigação. Com corpo produzido em PVC, traz duas novas bitolas ao mix. Também neste mês, a empresa lança, em parceria com a TUPY S.A.,

uma linha de conexões galvanizadas, sendo que eles são referência em qualidade no ramo de metalurgia no Brasil. Conexões produzidas em ferro maleável preto, garantindo maior segurança e durabilidade. Com instalação fácil e rápida, a linha, que agrega mais 91 itens ao portfólio, é fabricada conforme normas nacionais e internacionais. Em maio, a empresa também apresenta uma nova válvula de poço, produzida em PVC.

Eduardo Mendonça, vendedor da Viqua há 14 anos no setor de irrigação, está confiante com os lançamentos anunciados. “A parceria que a Viqua apresentou com a Tupy foi um avanço muito importante para o segmento de irrigação. Já o lançamento do registro de união dentada era uma espera que a gente tinha há muito tempo, existe um mercado muito grande para esses produtos novos”, ressalta. O profissional, que atua nos Estados da Bahia e Sergipe, está otimista. “O país começou a andar. Viemos de anos de recesso e estamos sentindo uma melhora. A tendência é cada vez mais avançar.”