VOTORANTIM CIMENTOS COMEÇA ANO COM LUCRO

LUCRO – A Votorantim Cimentos encerrou o primeiro trimestre de 2023 com lucro líquido de R$ 78 milhões, revertendo prejuízo de R$ 317 milhões registrado no mesmo período do ano passado. A companhia obteve receita líquida global de R$ 5,8 bilhões nos três primeiros meses do ano, crescimento de 18% em relação a igual período de 2022. Esse desempenho é fruto da combinação do volume adicionado com a nova fábrica de Málaga, no Sul da Espanha, e da dinâmica favorável de preços em todas as regiões, que mitigaram o efeito negativo da valorização do real na consolidação do resultado das operações no exterior. No primeiro trimestre, as vendas globais de cimento da empresa somaram 8 milhões de toneladas, permanecendo no mesmo patamar do primeiro trimestre de 2022.

“No final de 2022 concluímos a aquisição da fábrica em Málaga, na Espanha, e o ativo foi completamente integrado, tendo cumprido a curva de ganho de sinergias esperadas no primeiro trimestre. A gestão de precificação implementada globalmente para fazer frente à inflação de custos também contribuiu para o resultado positivo no trimestre, apesar do cenário ainda volátil e incerto na economia global. A companhia segue firme e alinhada ao seu plano estratégico, com solidez financeira e preparada para as oportunidades e os desafios que estão por vir”, afirma Osvaldo Ayres Filho, CEO global da Votorantim Cimentos.

No começo deste ano, a Votorantim Cimentos inaugurou, em parceria com a Auren (empresa formada pela integração dos ativos de energia da Votorantim S.A. e do CPP Investments), o parque eólico Ventos do Piauí, localizado na região Nordeste. A expectativa é adicionar 55 MW na capacidade instalada de geração de energia da companhia no Brasil. No final de março, a Votorantim Cimentos publicou seu Relatório Integrado 2022, com destaque para as informações sobre os avanços na agenda ESG e o acompanhamento das metas dos Compromissos 2030.

Desempenho por região

No Brasil, a Votorantim Cimentos alcançou receita líquida de R$ 3 bilhões no primeiro trimestre de 2023, crescimento de 13% em relação ao 1T22. Na América do Norte, a receita líquida atingiu R$ 1,2 bilhão nos três primeiros meses do ano, aumento de 20% em relação ao mesmo período de 2022, resultado impulsionado pela demanda positiva principalmente nos Estados Unidos, além da gestão de preços tanto nos Estados Unidos quanto no Canadá. Na Europa, Ásia e África, a receita líquida aumentou 43% no 1T23 comparada ao 1T22, atingindo R$ 1 bilhão.

Na América Latina, a receita líquida foi de R$ 194 milhões no primeiro trimestre de 2023, um aumento de 3% na comparação com o mesmo período de 2022, resultado impactado por melhores preços no Uruguai e baixa base de comparação do 1T22, que foram suficientes para atenuar a queda de volume de vendas na Bolívia devido às paralisações com manifestações populares e fortes chuvas no período.