ESTEJA PRÓXIMO, MAS NÃO SEJA CHATO

No decorrer dos últimos anos, pesquisa após pesquisa, percebemos o desejo latente dos consumidores finais de manter o lar sempre em ordem e bonito. Até aí, nenhuma novidade!

Porém, lembramos que todas as pesquisas realizadas, desde 2014, foram feitas com consumidores que já haviam realizado obras residenciais no período de um ano anterior, e que, quando perguntados sobre o desejo de fazer novas melhorias em suas residências, pós-obra e de maneira contínua, a grande maioria disse sim!

No entanto, não só por isso, os fabricantes e varejistas devem encontrar meios para se manterem sempre próximos desses consumidores, mesmo quando terminado o longo ciclo de compra de materiais de construção para uma reforma, mas, também, pela razão de que, para muitos, a reforma não termina.

Segundo dados do Painel Comportamental do Consumo de Materiais de Construção 2018, ainda em fase de elaboração e análise, de uma amostra de 900 entrevistados que realizaram grandes obras residenciais, no período de setembro de 2017 a agosto de 2018, 89,5% dos respondentes afirmaram que tinham intenção de fazer novos reparos e melhorias para deixar o lar ainda melhor.

Porém, independentemente disso, também perguntamos se a obra foi realizada de uma só vez ou ainda faltava terminá-la.


Do total de entrevistados, 41,2% disseram que consideram que a obra ainda não está terminada, sendo este um comportamento mais visível na classe C, com 48,5%, do que na classe B, com 29,8%, e na classe A, com 17,6%.

Mais um motivo para o mercado se manter próximo desses potenciais consumidores de materiais de construção, não só para estimular a continuidade dos reparos e melhorias domésticas para os outros 58,8% que disseram ter terminado a obra de uma só vez, mas, também, para entender as razões da paralisação da obra e tentar apoiá-los e estimulá-los a continuá-las.

Sabemos, por pesquisas anteriores, que os principais motivos para isso, na ordem, são: falta de dinheiro, queda na renda, incertezas em relação ao futuro da economia e problemas com mão de obra.

Mas, afinal, quando esses problemas forem superados, no meio do caminho, uma montadora de automóveis pode convencê-los que é mais importante ter um carro zero quilômetro na garagem do que trocar o piso cerâmico da cozinha. Ou pintar o quarto da filha, ou…

No entanto, estar próximo desses consumidores, talvez, não seja bombardeá-los aleatoriamente, com ofertas de pisos cerâmicos, galões de impermeabilizantes, ferragens etc., mas, assim como o setor automobilístico faz, mostrando, com muita competência famílias felizes dirigindo em bucólicas estradas, mostrar famílias felizes convivendo harmoniosamente em lares novos e bonitos.

Nesses tempos violentos e radicais, não há dinheiro que pague a segurança e a paz de um belo lar.

O sistema de inteligência de mercado DataMkt Construção é cogerido por Leroy Merlin, Eucatex, Pincéis Atlas, Votorantim Cimentos e Deca, empresas empenhadas em melhor entender o segmento, contribuindo também, para sua profissionalização e desenvolvimento.